“O segredo é voltarmos ao passado”, diz Orkut sobre como mudar a realidade das redes sociais
Confira a entrevista exclusiva com o criador das primeiras redes sociais na internet
• Atualizado
A palestra de Orkut Buyukkokten foi uma das mais esperadas na tarde desta sexta-feira (16), na Startup Summit 2024, em Florianópolis. Dono da rede social que marcou gerações, Orkut abordou sobre saúde mental e redes sociais, mostrando a sua visão sobre o hoje e em como podemos melhorar o ambiente digital.
Com exclusividade ao Portal SCC10, o desenvolvedor da rede social afirmou que estar em Florianópolis lhe deixou feliz, pois tem bastante investidores, startups e pessoas interessadas no assunto. “Foi muito interessante participar dessa edição da Startup Summit 2024”.
Apaixonado por abordar temas como saúde mental e redes sociais, ele acha importante discutir sobre como isso impacta os jovens hoje em dia. “É importante que as redes sociais se atentem a esse tema”. Além disso, compartilhou o segredo de como evitar que às redes sejam um lugar cheio de ódio. Para ele, precisa começar pelo algoritmo que é algo muito negativo.
“As redes sociais se desenvolvem mais com temas negativos, falando sobre ódio e sentimentos de raiva. Então, o segredo é voltarmos ao passado. O Orkut era um lugar onde as pessoas se reuniam em comunidade, tinham depoimentos que traziam felicidade e esse é o segredo, mudar os algoritmos, para que foquem na felicidade das pessoas”.
Confira a entrevista completa com tradução
Como podemos mudar?
Esse foi um dos questionamentos de Buyukkokten ao público. E a resposta foi a seguinte: “Compartilhando momentos de alegria. Levando amor, empatia e comunidade. Preencher o mundo com nosso afeto e amor”. É importante que sejamos nós mesmos, sem medo de ser julgado ou de errar. “Não ter medo da vida. Ame a vida!”.
“Nosso coração reflete quem somos. Olhe no espelho, respire sinta-se confortável com o seu corpo, faça decisões, não siga seus medos, siga seu coração”, concluiu.
Sobre Orkut
Há dezessete anos atrás, começou uma pequena rede social quando era engenheiro no Google. Em apenas alguns anos, essa rede social – orkut.com – cresceu para uma comunidade de mais de 300 milhões de pessoas e marcou gerações.
A plataforma permitia que os usuários criassem perfis, adicionassem amigos, compartilhassem fotos, mensagens e participassem de comunidades temáticas. Cada usuário tinha um perfil personalizável com informações pessoais e podia listar seus interesses.
“Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas que não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões que durem. Eu quero ajudar você a fazer isso de todo o meu coração”, diz o comunicado na rede social.
Startup Summit
Considerado um dos maiores eventos de inovação da América Latina, o Startup Summit receberá mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais para abordar temas como tendências, investimentos, marketing e vendas, tecnologia e produto, indústria 4.0, energia, agronegócios, governança e fusões e aquisições. Além das palestras, o evento terá área de negócios com as principais empresas do setor. São esperados 10 mil participantes no evento, que tem a realização da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e do Sebrae Startups.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO