Meta volta a treinar IA com os dados dos brasileiros
O anúncio foi feito por e-mail enviado aos usuários na terça-feira (3)
• Atualizado
A Meta voltará a utilizar os dados pessoais dos brasileiros que usam as plataformas de redes sociais Instagram e Facebook para treinar seus sistemas de inteligência artificial (IA), a partir de 9 de outubro. O anúncio foi feito por e-mail enviado aos usuários na terça-feira (3).
Em julho, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) proibiu a Meta de usar as informações de brasileiros, por não notificar os usuários sobre a mudança no tratamento dos dados coletados.
No email, a big tech explica que utilizará os dados dos brasileiros que acessam suas plataformas para ampliar as experiências de IA da Meta, que incluem um conjunto de ferramentas de criação com modelos e assistente Meta AI para o Instagram, Facebook, Messenger e WhatsApp.
A coleta começará oficialmente em 9 de outubro, quando a Política de Privacidade da empresa de tecnologia entrará em vigor no país.
Esta política foi acertada após um acordo com a ANPD, que exigiu que a Meta demonstrasse as medidas de transparência sobre os dados que seriam utilizados para treinamento da IA.
No acordo com a ANPD, a Meta utilizará apenas as seguintes informações públicas dos usuários:
- Nome;
- Nome de usuário do Facebook e do Instagram;
- Foto do perfil;
- Atividade em grupos públicos, páginas e canais;
- Seus avatares;
- Publicações, fotos e vídeos compartilhados de forma pública em seu perfil, Stories ou Reels.
No entanto, o usuário terá o direito de se opor que seus dados sejam usados pela empresa de tecnologia para treinar a IA. Para isso, a Meta disponibilizará um formulário simplificado para realizar a solicitação.
Basta clicar no link da mensagem (ou aqui), que você será direcionado para o formulário abaixo.
Após o preenchimento e envio do formulário, a Meta analisará o requerimento e, se aprovado, suas informações não serão utilizadas para treinar os sistemas de inteligência artificial.
*Com informações do SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO