Tecnologia e Inovação Compartilhar
Deep Fake

Influencer surpreende ao se transformar em famosos por meio de Inteligência Artificial

Jesse Richards já foi Justin Bieber, Tom Cruise, Pedro Pascal e Harry Styles. Uso da tecnologia, no entanto, traz preocupações

• Atualizado

Redação

Por Redação

Influenciador “vira” Justin Bieber em vídeo com Inteligência Artificial e surpreende. Divulgação/Instagram/iamjesserichards
Influenciador “vira” Justin Bieber em vídeo com Inteligência Artificial e surpreende. Divulgação/Instagram/iamjesserichards

O uso de Inteligência Artificial (IA) vem ganhando cada vez mais espaço na internet e no cotidiano. Ainda assim, ver uma pessoa “virar” outra surpreende e assusta à medida que a tecnologia avança. O influenciador Jesse Richards utiliza a IA para fazer vídeos divertidos nas redes sociais, onde já foi Justin Bieber, Tom Cruise, Pedro Pascal, Harry Styles, entre outros famosos.

O recurso que ele utiliza é a Deep Fake, que consiste em utilizar Inteligência Artificial para criar vídeos falsos, mas muito realistas, de personalidades em contextos que não existiram na vida real. Em suas publicações, geralmente, Richards aparece apenas com o rosto de uma celebridade, sem falar ou modificar a voz.

Nos comentários, os seguidores do influencer se mostram admirados e também assustados com a inteligência artificial. “Legal, mas fico arrepiado ao mesmo tempo”, comenta um usuários. “Uau? muito real”, escreve outro.

A Inteligência Artificial também tem sido usada nas redes para colocar um artista cantando a música de outro. Por exemplo, tem Renato Russo interpretando “Batom de Cereja”, da dupla Israel e Rodolffo, e até o canadense The Weeknd cantando Anitta.

https://twitter.com/JefinhoMenes/status/1653238648626716673
https://twitter.com/popchartpc/status/1649589858745085952

Perigos da Inteligência Artificial

Mesmo sendo utilizada para gerar entretenimento nas redes, a Inteligência Artificial preocupa pelos riscos que pode causar quando usada de forma maliciosa. No contexto das eleições, por exemplo, ocorrem debates sobre a possível influência de conteúdos falsos, manipulando imagem ou voz de políticos, na decisão do pleito. Além da tecnologia já ter sido usada para criar conteúdos pornográficos falsos de celebridades.

Há discussões ainda sobre a substituição de profissionais por IA. Recentemente, a empresa de informática interrompeu o processo de contratação de funcionários para posições que poderiam ser ocupadas por IA. Antes disso, o site BuzzFeed anunciou que utilizaria o ChatGPT, também uma Inteligência Artificial, para produzir conteúdos, levantando debate sobre a desvalorização de jornalistas.

O “padrinho” da IA, Geoffrey Hinton, revelou à imprensa internacional que se arrepende do trabalho na tecnologia, que agora gera perigos. Para ele, robôs com IA podem ser mais inteligentes que humanos em breve.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.