Evento discute ações para acelerar implantação de 5G em Santa Catarina
Debate reuniu especialistas e autoridades em Florianópolis
• Atualizado
Ações para acelerar a implementação da tecnologia 5G foram temas do encontro “5G Presente e Futuro em SC”, em Florianópolis, na segunda-feira (09). Com debates sobre o 5G e os benefícios que a tecnologia pode trazer para a sociedade catarinense, o evento contou com a presença de autoridades federais e nacionais, representantes de instituições e órgãos públicos de tecnologia, inovação e que promovem a regulação da área de telefonia.
Promovido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Vertical Smart Cities, o evento foi mediado por Fernando Oliveira, coordenador Grupo de Trabalho sobre o 5G da vertical e abordou ainda os serviços inovadores que poderão ser explorados em diversos segmentos de mercado e o impacto econômico com a disponibilização do 5G através do aumento de produtividade e redução de custos.
Leia também: Tecnologia 5G pode revolucionar serviços e diminuir desigualdades
5G promete facilitar a vida do cidadão no dia a dia
“O 5G traz uma característica, diferente da que existia no passado, que é a utilização de redes descentralizadas e essas redes passam a ter a necessidade de desenvolvimento de softwares de rede. Também serão necessários software/aplicação do 5G, cuja demanda é de R$ 90 bilhões para a próxima década. Então a demanda total estimada é de R$100 bilhões”, afirmou Fernando. O mediador frisou que o Estado tem potencial para trabalhar nesse mercado e destacou que a tecnologia trará uma banda larga melhor e a possibilidade de conectar milhares de dispositivos simultaneamente. “Temos um potencial gigante e Santa Catarina pode ser protagonista no processo do 5G”, disse Fernando.
Confira o debate:
Como tecnologia vai impactar sua vida
Por SBT News
– Quando o 5G estará disponível no Brasil?
A nova tecnologia ainda não está disponível no Brasil. Apesar de anúncios de marketing prometerem o “5G”, na verdade trata-se do “5G DSS”, que ainda utiliza estruturas do 4G e compartilha frequências com outras tecnologias (4G, 3G) para transmissão do sinal, perdendo, portanto, as características e potencialidades da 5ª geração de redes móveis. O 5G SA só será disponibilizado no Brasil após o leilão, marcado para o dia 4 de novembro
– O que vai mudar com o 5G que tem uma internet 10 a 100 vezes mais rápida do que o 4G ?
Segundo o professor da USP, Marcelo Zuffo, “isso vai propiciar aplicações em televisões de ultra definição (4k e 8k) e realidade virtual, mas a principal vantagem do 5G é que ele traz uma tecnologia disruptiva, que é a internet das coisas, ou seja, nós vamos pendurar no 5G todas as coisas possíveis e imagináveis, como veículos autônomos, sensores de indicadores de saúde, estações meteorológicas, fábricas remotas, cirurgias remotas, registros de água, luz, telefone, etc”.
– Qualquer celular vai aguentar o 5G?
Só terão acesso à nova tecnologia os usuários de telefones celulares compatíveis com a 5ª geração. A expectativa é que a partir do leilão, haja uma oferta maior de modelos de telefones habilitados e comercializados para o 5G no mercado brasileiro.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO