Estudantes catarinenses desenvolvem app para buscar alimentos direto do campo
Aplicativo “In Natura” prioriza alimentos de produtores familiares.
• Atualizado
Alimentos fresquinhos na palma da mão. Foi isso que duas estudantes de nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram num Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC. Liliani Beirão e Juliana Mestrini foram além da sala de aula.
“A gente não queria só fazer um TCC para terminar o curso, a gente queria algo positivo”, diz Liliani.
Elas criaram o aplicativo “In Natura”, que reúne locais que vendem frutas, verduras e legumes direto do campo, priorizando produtores familiares. “A gente prioriza pontos de comércio de alimentos saudáveis locais”, afirma Beirão.
DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO
O “In Natura” idealizado pelas estudantes foi desenvolvido pelo programador Luiz Felipe Pereira. As primeiras conversas surgiram em dezembro de 2019 até que, meses depois, começou a sair do papel.
“Foram aproximadamente três para termos a primeira versão utilizável do aplicativo que, inicialmente, foi desenvolvido para Android, mas temos planos de levar ele para outras plataformas”, garante Luiz Felipe.
TODOS PODEM USAR
Mesmo tendo sido desenvolvido, em Florianópolis, o aplicativo para pode ser usado em qualquer lugar. Ele é colaborativo. “Se eu chego numa feira que lá ainda não está no cadastro, eu clico em contribuir, coloco todas as informações e cadastro ele facilmente que, tão logo, estará no banco de dados”, reforça Juliana.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO