Cuidados essenciais que você precisa ter com o seu carregador de celular
Na última quarta-feira (03), um apartamento pegou fogo após um celular que estava carregando explodir em Balneário Camboriú
• Atualizado
Na última quarta-feira (03), um apartamento pegou fogo após um celular que estava carregando explodir em Balneário Camboriú. Diante disso, a situação trouxe à tona a importância de ter cuidados específicos com o celular e seus acessórios, como o carregador.
Para isso, a Anatel Santa Catarina – Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) separou algumas dicas de segurança para uso desses equipamentos, já que a utilização inadequada pode resultar em graves acidentes. Confira!
Evite altas temperaturas:
- Não recarregue ou armazene a bateria sob o sol ou em ambientes aquecidos (interior de veículos ao sol). O superaquecimento da bateria pode resultar em fogo ou explosão.
- Não recarregue a bateria do aparelho em ambientes confinados, como bolsas, malas, gavetas, caixas e bolsos de calças. O aquecimento e a carga em locais confinados impedem a dissipação do calor ao ambiente.
- Não armazene ou transporte a bateria em recipientes com objetos metálicos (ferramentas, chaves, moedas e arames). Tais objetos podem proporcionar um curto-circuito nos terminais elétricos da bateria, possibilitando a ocorrência de superaquecimento, fogo ou explosão.
Evite impactos e abusos mecânicos:
- Impactos causados pelo manuseio ou transporte incorretos podem causar perfurações ou violações do invólucro das baterias. A exposição do conteúdo interno da bateria pode resultar em vazamento de elementos tóxicos, fogo ou explosão.
- A inserção acidental ou proposital de objetos no corpo da bateria, a compressão ou a deformação de seu invólucro podem resultar em vazamento de elementos tóxicos, fogo ou explosão.
- Não exponha o dispositivo móvel a líquidos nem tente secá-lo em fornos (micro-ondas ou convencional) ou com secador. Tais ações podem gerar acidentes e danos ao equipamento. Sempre busque orientações da central de assistência técnica indicada pelo fabricante.
Qual o carregamento indicado?
- Utilizar sempre carregadores e baterias homologados pela Anatel.
- Evite utilizar o telefone enquanto o equipamento estiver em processo de carregamento ligado à tomada de energia elétrica.
- Utilizar acessórios originais compatíveis com o modelo de seu aparelho de acordo com as instruções de uso e garantias indicadas pelo fabricante.
- As baterias não homologadas podem conter circuitos de segurança mal projetados ou simplesmente não os conter. A falha ou ausência do circuito de proteção pode causar superaquecimento, fogo ou explosão.
- A utilização de carregadores não homologados ou não indicados pelo fabricante pode gerar sobretensão, ou seja, fornecimento à bateria de um valor de tensão elétrica superior ao que ela foi projetada para suportar. A sobretensão pode resultar em superaquecimento, fogo ou explosão.
- Não utilize carregadores visivelmente danificados (incluído o cabo) ou com defeito para carregar seu dispositivo móvel.
- Não use ferramentas, objetos pontiagudos ou força excessiva para limpar ou reparar as conexões elétricas do carregador ou do aparelho, pois poderá danificar seu dispositivo móvel ou o carregador.
- Não recarregar o celular em áreas molhadas (chuveiro, banheira ou piscina), mesmo que o aparelho seja resistente à água. Manusear o aparelho nesta condição pode resultar em choques elétricos.
- Aconselhável sempre conectar o carregador em redes elétricas com sistemas de aterramento e de proteção contra choques elétricos, conforme padrões determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Siga as orientações do fabricante:
- Atentar para correta utilização do aparelho conforme orientações contidas no manual de instruções que acompanha o produto.
- Para sua segurança, caso a bateria do seu dispositivo não seja removível, a mesma deve ser retirada e manipulada somente pela assistência técnica autorizada. Não tente desmontar, consertar ou remover a bateria interna de seu dispositivo móvel, pois poderá danificá-la e causar acidentes.
- Utilizar somente acessórios compatíveis com o modelo de seu aparelho conforme orientação do fabricante.
O que fazer em caso de acidente?
A Anatel orienta que, na ocorrência de acidentes com esses produtos, os usuários devem entrar em contato com as instituições de segurança pública e saúde de modo a obter as orientações para a conduta devida. Além disso, é importante entrar em contato com a assistência técnica do fabricante do produto para informar o ocorrido.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO