Anatel aprova novo sistema de alertas de emergência com tecnologia Pop-up
Chamado de cellbroadcast, o sistema faz uso das tecnologias móveis de quarta e quinta geração (4G e 5G) das operadoras Claro, Tim, Vivo e Algar
• Atualizado
A Anatel aprovou um novo sistema de alertas de emergência, que promete revolucionar a forma como as pessoas são informadas sobre situações de risco.
Esse novo sistema, diferentemente dos alertas convencionais, surge na forma de uma janela pop-up que aparece diretamente na tela dos celulares, sobrepondo qualquer outra atividade que esteja sendo realizada.
Chamado de cellbroadcast, o novo sistema aprovado pela Anatel faz uso das tecnologias móveis de quarta e quinta geração (4G e 5G) das operadoras Claro, Tim, Vivo e Algar.
Ele promete entregar mensagens de emergência praticamente instantâneas a todos os usuários, garantindo que a informação sobre riscos de desastres seja amplamente difundida.
O funcionamento desse novo sistema também inclui a possibilidade de emitir um sinal sonoro no celular, mesmo se estiver no modo silencioso, aumentando ainda mais a eficácia dos alertas, principalmente em situações críticas.
Embora sua implementação dependa de treinamento das defesas civis locais, a expectativa é que comece a operar ainda este ano, inicialmente em dez cidades de pequeno porte com histórico de desastres ambientais.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO