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Case de sucesso

Sucesso à mesa: franquia de Gastronomia Italiana de SC fatura R$ 2 milhões ao ano

Unidade localizada no Centro de Florianópolis abriu há menos de dois anos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Tomato | Divulgação
Foto: Tomato | Divulgação

Com um modelo de negócio consolidado e baseado na qualidade de seus produtos, a Tomato Pasta & Pizza oferece uma oportunidade única para investidores que buscam entrar no mercado de alimentação. A rede de franquias de restaurante italiano vem se destacando e a unidade Tomato Grigliata, localizada no Armazém Rita Maria, no Centro de Florianópolis, alcançou faturamento anual de mais de R$ 2 milhões em menos de dois anos após a inauguração.

Com uma área de 42m², a unidade é uma das cinco já em pleno funcionamento na Capital catarinense. E a expansão da rede de franquias segue a todo vapor, com três novas unidades já em construção na Grande Florianópolis com previsão de inauguração para até abril de 2024. Ainda, a rede pretende expandir para o Vale do Itajaí e os litorais Norte e Sul catarinense. 

“Nós ficamos quase dois anos estruturando a franquia Tomato Pasta & Pizza. E, em 2023, a consolidamos e lançamos”, explica Glaucio Lima, proprietário e idealizador da marca. 

Com massas produzidas com farinha 100% italiana e ingredientes nobres e super selecionados, o Tomato garante uma qualidade inigualável em suas massas, molhos e nhoques.

Retorno do investimento 

A franquia tem tempo médio de retorno do investimento de 18 a 22 meses. Segundo Gláucio, o franqueador tem previsão de receita líquida de 17% a 19% do faturamento. E o sucesso do Tomato tem uma receita:

“Para ter sucesso em qualquer negócio, principalmente no nosso ramo, há duas coisas que são fundamentais: pessoas e processos. Pessoas bem treinadas, que estejam engajadas no propósito da marca, assim como processos muito bem claros”, complementa. 

E para auxiliar o franqueado, o Tomato acompanha e assessora de perto desde a escolha do local onde a franquia será instalada até o preparo do primeiro prato servido.

Após a inauguração, há ainda o acompanhamento semanal com um consultor de campo, que visita as unidades para auxiliar com dúvidas e necessidades, e a orientação nas compras dos insumos. 

“A franquia do Tomato é muito simples de operar, nós temos todos os nossos sistemas online, incluindo orientação nas compras, uma vez que a saúde financeira da franquia é fundamental para a saúde financeira de toda a rede”, destaca Glaucio.

Além disso, franquias que atinjam objetivos na condução do empreendimento são reconhecidas com benefícios especiais, como desconto de royalties. 

Modelo ideal para cada lugar

Para atender diferentes públicos e interesses dos clientes e dos franqueadores, as lojas da franquia seguem três modelos: Full, Standart e Express. O modelo Tomato Full, mesmo da unidade localizada no Armazém Rita Maria, disponibiliza atendimento em mesa, delivery e take away e é o mais indicado para ser instalado em capitais e cidades com mais de 200 mil habitantes. 

Foto: Tomato | Divulgação

O Standart é perfeito para take away. O modelo é adequado para cidades com menos de 200 mil habitantes e food halls. Pensando em locais pequenos, o modelo Express, como a ser instalada a unidade do bairro Santa Mônica, foi pensado e em unidades deste formato com cardápio reduzido. 

A história da Tomato Pasta & Pizza

O Tomato Pasta & Pizza nasceu da união da expertise e da boa gastronomia de outros empreendimentos administrados por Glaucio Lima e a esposa Mariana, que precisaram repensar o modelo de negócio ao vivenciar a pandemia de Covid-19 em 2020. 

O primeiro restaurante, o Tomato Cucina & Vino, era localizado na Lagoa da Conceição, em formato bistrô, e foi inaugurado em 2019. Meses depois, em dezembro do mesmo ano, uma unidade foi aberta no Campeche, no Sul da Ilha, mas desta vez como uma forneria italiana, o Tomato Forneria. 

A terceira unidade foi aberta no bairro Santa Mônica em 2021, semanas antes do decreto estadual que fechava as operações após as 18h e fins de semanas, o que fez Glaucio Lima repensar o modelo de negócio. Da união da Tomato Cucina & Vino e da Tomato Forneria surgiu a Tomato Pasta & Pizza, onde os molhos, nhoques e massas produzidos com ingredientes super selecionados, foram padronizados e se tornaram o início da rede de franquias.

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