Semana de trabalho de quatro dias entra em testes no Reino Unido
Mais de 3 mil trabalhadores receberão integralmente para trabalhar 80% da jornada original
• Atualizado
A partir desta segunda-feira (6), milhares de trabalhadores do Reino Unido vão testar uma jornada de trabalho de quatro dias, sem perda salarial. É o maior teste do tipo.
Coordenado pela organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global, em parceria com a think tank Autonomy , a 4 Day Week Campaign e pesquisadores da Cambridge University, Oxford University e Boston College, o piloto, que durará seis meses, abrange mais de 3.300 trabalhadores, de 70 empresas e organizações do Reino Unido. Eles vão receber 100% do salário para trabalhar 80% da jornada original, em troca do compromisso de manter pelo menos 100% de produtividade.
O programa do Reino Unido está sendo executado ao lado de pilotos parecidos na Irlanda, Estados Unidos e Canadá , Austrália, Nova Zelândia e Israel .
Até o fim do ano, programas semelhantes devem ocorrer na Escócia e Espanha.
Segundo a organização responsável pelo programa, a jornada mais curta de trabalho pode melhorar a produtividade e bem-estar dos colaboradores, além do engajamento. Um teste feito por uma empresa neozelandesa em 2018, monitorado por acadêmicos da Universidade de Auckland e da Universidade de Tecnologia de Auckland, descobriu que os níveis de engajamento aumentaram entre 30 e 40%.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO