Prefeitura de Lages avalia pedido de reajuste das tarifas do transporte coletivo
Segundo a Transul, ao fazer o cálculo de reajuste da tarifa, conclui-se que a correção necessária para restabelecer o total equilíbrio financeiro da empresa seria de 54%.
• Atualizado
A Transul, empresa responsável pelo transporte urbano de passageiros de Lages, encaminhou para análise da Prefeitura, na semana passada, a planilha de correção do preço da tarifa. A pandemia da Covid-19 causou diversas alterações econômicas e de atividades sociais. No caso do transporte coletivo urbano, provocou uma redução de passageiros. Atualmente, a empresa transporta apenas 27% do total verificado antes da pandemia.
Segundo a Transul, ao fazer o cálculo de reajuste da tarifa, conclui-se que a correção necessária para restabelecer o total equilíbrio financeiro da empresa seria de 54%. De forma a compensar a queda de passageiros. No entanto, a direção da empresa decidiu considerar apenas os principais insumos utilizados na operação dos serviços. Tais como, salários, o preço do diesel, dos pneus e dos ônibus. Assim sendo, o novo cálculo apontou a necessidade de corrigir a tarifa embarcada em R$ 4,70, com elevação de 9,3%. Já a tarifa antecipada, o valor seria de R$ 4,49 com percentual de aumento em 8,45%.
Com a planilha de custos em mãos, a equipe técnica da Prefeitura de Lages está trabalhando na análise dos dados. Após o estudo será definido o aumento a ser concedido. Pesa também na decisão o fato de que a empresa foi obrigada a suspender as atividades por quase 90 dias, atendendo decreto governamental e, também, reduzir a oferta de serviço para preservar a segurança dos usuários.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO