Conheça a técnica de congelar os pomares para proteger os frutos
Chamada de controle de geada por aspersão, a técnica desenvolvida pela EPAGRI, estação experimental de Videira, se tornou uma aliada importante dos agricultores.
• Atualizado
As ondas de frio que atingem Santa Catarina nas últimas semanas podem afetar as safras no Estado. Caso isso se confirme, o prejuízo aos mais de mil produtores seria enorme. E é aí que entra uma ferramenta importante: o congelamento dos pomares.
Chamada de controle de geada por aspersão, a técnica desenvolvida pela EPAGRI, estação experimental de Videira, se tornou uma aliada importante dos agricultores. Segundo o gerente da unidade André de Souza, o processo funciona da seguinte forma. Assim que a temperatura externa chegar a 1ºC positivo, com tendência de queda, os aspersores são ligados e com a lâmina d’água sobre as plantas os pomares ficarão congelados assim que a temperatura estiver em zero grau e deve permanecer assim até que a temperatura do ar retorne aos patamares positivos.
André lembra que no caso das flores, a temperatura mínima suportada é de até -3°C. Quando a planta está completamente congelada, ela se mantém na temperatura de 0°C, independente do frio que faz no ambiente. Outro detalhe além do valor do investimento, que não é baixo, é a questão da água, porque pra cada hectare o aspersor vai utilizar pelo menos 30 mil litros.
Segundo estimativa da EPAGRI, dependendo do tamanho do pomar, da distância em relação ao reservatório e a elevação do terreno, os valores do investimento em bombas e a canalização podem ser maiores. Mas, na média, pra cada hectare o valor varia entre R$ 20 mil a R$ 25 mil.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO