Lageano que lidera maior cervejaria do mundo inspira empresários
Michel Doukeris, CEO global da AB InBev — controladora da Ambev e maior cervejaria do planeta —, participou da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages (ACIL) nesta quarta-feira (13)
• Atualizado
O lageano Michel Doukeris, CEO global da AB InBev — controladora da Ambev e maior cervejaria do planeta —, participou da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages (ACIL) nesta quarta-feira (13). Ele compartilhou a trajetória, reflexões sobre liderança e dicas para enfrentar desafios no ambiente de negócios, conquistando a atenção de empresários locais.
Leia Mais
História e liderança que inspiram
Michel iniciou a carreira na Cervejaria Brahma, em Curitiba, no setor de marketing durante a semana, mas dedicava os finais de semana para limpar o chão da fábrica e aprender diretamente com o mestre cervejeiro.
“Eu achava que era importante saber fazer cerveja para ser uma pessoa de marketing melhor”, contou, reforçando que experiências simples moldaram seu caráter e credibilidade.
Ele também destacou o papel das amizades, citando o apoio de Luiz Carlos Pinheiro e sua família no início da carreira.
“Eu não teria o trabalho que eu tenho hoje… se não fosse por ele me acolher na casa dele em Curitiba, porque eu não teria onde dormir para fazer a entrevista de emprego na Brahma”, relembrou.
Com quase 30 anos de atuação na companhia, Michel já comandou operações em países como China, Estados Unidos e Bélgica.
A AB InBev está presente em 120 países, com 150 mil empregados diretos e mais de 2 milhões indiretos, faturamento de US$ 60 bilhões e 500 marcas — oito delas entre as dez maiores do mundo.
Entre os valores que guiam sua vida e gestão, citou: simplicidade, disciplina, paixão pelo trabalho e valorização das relações.
Sua rotina inclui acordar às 5h, praticar exercícios, priorizar a família e viajar metade do ano a trabalho. “Você realmente pode fazer tudo o que você sonha… mas mais do que tudo, você tem que trabalhar duro. Nada vem de graça ou por acaso”, destacou.
Michel também apresentou iniciativas sociais e ambientais da empresa, como projetos de sustentabilidade hídrica na África do Sul e incentivo à produção local de limões na China, beneficiando produtores com preços 40% superiores ao comum.
Ao falar sobre o Brasil, apontou desafios como a complexidade tributária e a necessidade de agilidade, defendendo foco no que está sob controle, como custos, produtividade e marketing. “Toda crise traz oportunidades”, afirmou, incentivando a busca por novos mercados.
Dicas para os empreendedores
Sobre a fábrica de Lages, ressaltou sua importância estratégica para o abastecimento do Sul do país. Finalizou deixando dicas aos empreendedores:
- Manter rotina e finanças organizadas;
- Enxergar oportunidades em crises;
- Participar de redes empresariais;
- Fortalecer a competitividade local.
Luiz Carlos Pinheiro ressaltou que Michel “é exemplo a ser seguido” pela humildade, esforço e trajetória que o levou do Morro do Posto à presidência global da maior cervejaria do mundo.
Já o presidente da ACIL, Antonio Wiggers, destacou que “a troca de experiências fortalece os empresários e reforça o papel da ACIL como ponte para novas oportunidades”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO