Negócios Compartilhar

Florianópolis é a cidade mais competitiva do país, aponta ranking

São Paulo, Barueri, Porto Alegre e São Caetano do Sul completam o Top 5

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: PMF | Divulgação
Foto: PMF | Divulgação

Florianópolis é primeiro colocado no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Segundo a organização, esta é a primeira vez que uma capital fica na primeira posição do ranking, que está em sua quarta edição. Desde 2020, Barueri (SP) vinha liderando.

O CLP ressalta que o levantamento “objetiva demonstrar como a competição no setor público é um elemento fundamental para promover maior justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social nos municípios de modo a garantir serviços públicos de mais qualidade à população”.

Após Florianópolis, as cidades mais competitivas de 2023 são, respectivamente, São Paulo, Barueri, Porto Alegre e São Caetano do Sul. O município que mais subiu no ranking, em relação à edição anterior, foi Saquarema (RJ), passando da 329ª para a 175ª posição.

“Por outro lado, São Roque (SP) foi o município que mais perdeu posições no levantamento, caindo da 149 para a 275 colocação. As cinco cidades com a pior colocação no ranking foram: Moju (PA), Itaituba (PA), Pinheiro (MA), Barra da Corda (MA) e Belford Roxo (RJ)”, fala o CLP.

A organização explica que “todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia”.

“Dentre as dimensões, a sociedade é a que teve o maior peso na avaliação (42,4%), seguida pela dimensão economia (38,1%) e pela dimensão instituições (19,5%), respectivamente. Todas as três são fundamentais para a competitividade municipal e formam o tripé sobre o qual a sociedade deve constantemente buscar a melhoria da performance municipal”.

Ainda de acordo com o CLP, esta edição teve a maior variação de posições dos municípios desde o lançamento do ranking. “Em todas as edições anteriores, foram utilizadas as estimativas populacionais anuais do IBGE para estabelecer as cidades que compõem o recorte populacional superior a 80.000 habitantes. Porém, no levantamento deste ano a estimativa populacional é representada pela prévia da população dos municípios com base nos dados do Censo Demográfico de 2022 coletados até 25/12/2022, aproximando-se assim ao número mais atualizado da população real das cidades”.

O Ranking de Competitividade dos Municípios 2023 avaliou as 410 cidades brasileiras com população acima de 80 mil indivíduos. Treze municípios que não estavam na edição anterior entraram nesta: Alenquer (PA), Picos (PI), Aracati (CE), Tianguá (CE), Rio Largo (AL), Esmeraldas (MG), Viçosa (MG), Cajamar (SP), Concórdia (SC), Sant’Ana do Livramento (RS), Lucas do Rio Verde (MT), Primavera do Leste (MT) e Cidade Ocidental (GO). O CLP acrescenta que “18 municípios deixaram de compor o recorte populacional em análise: Coari (AM), Quixeramobim (CE), Carpina (PE), Candeias (BA), Dias d’Ávila (BA), Alfenas (MG), João Monlevade (MG), Timóteo (MG), Três Corações (MG), Viana (ES), Três Rios (RJ), Cruzeiro (SP), Matão (SP), Telêmaco Borba (PR), Caçador (SC), Cachoeira do Sul (RS), Esteio (RS) e Sapiranga (RS)”.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.