Negócios Compartilhar
Oportunidades e desafios

FIESC reúne lideranças para debate sobre neoindustrialização

Tema central será a neoindustrialização, ou seja, a retomada da indústria como indutora do desenvolvimento do país

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: José Somensi | Fiesc
Foto: José Somensi | Fiesc

 A Federação das Indústrias (FIESC) realiza nesta quinta (19) e sexta (20), em Florianópolis, o Fórum RADAR — evento que reunirá lideranças industriais catarinenses e brasileiras para discutir o futuro do setor. Nesta edição, o tema central será a neoindustrialização, ou seja, a retomada da indústria como indutora do desenvolvimento do país, mas sob a perspectiva do novo ciclo econômico mundial em curso — que traz oportunidades e desafios.

Entre os nomes confirmados do principal encontro anual do setor estão: o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni; o presidente do Conselho de Administração do Grupo NC, Carlos Sanchez; o CEO da Softplan, Eduardo Smith; o CEO da Tupy, Fernando Rizzo; a CEO da Cianet, Silvia Marafon; a presidente da Nanovetores, Betina Zanetti Ramos, o economista e diplomata Marcos Troyjo, além do presidente da Randoncorp, Daniel Randon, e do diretor do BNDES, José Gordon. 

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, observa que a percepção de que as cadeias de valor estavam excessivamente concentradas na Ásia colocou em marcha um processo de reordenamento global da produção.

“A busca de empresas e países por fornecedores múltiplos e confiáveis, em lugar de asiáticos, coloca o Brasil no mapa da indústria novamente – o País já foi mais relevante na produção industrial mundial, mas perdeu espaço nas últimas décadas. Santa Catarina, um estado industrializado e com tradição em comércio exterior, está bem posicionado para uma retomada, mas para aproveitar as oportunidades, entretanto, não adianta esperar que elas caiam em nosso colo”, afirma. 

Aguiar lembra que o país precisa realizar uma série de ajustes e reformas para reduzir custos e elevar a competitividade da indústria, pois somente dessa forma se tornará mais atraente para investimentos em projetos envolvendo as tendências de “nearshoring” (localização de fornecedores em regiões próximas ao consumo) e economia verde. “E são esses alguns dos assuntos que vamos discutir no Fórum com a participação de indústrias de diversos portes e setores”, completa. 

Clique aqui para conferir a programação

Assista a reportagem:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.