Emprego e Carreira Compartilhar
Dicas

Saiba como escolher qual profissão seguir

Para muitos estudantes, decidir qual caminho profissional seguir é um verdadeiro desafio

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay (banco de imagens)
Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay (banco de imagens)

Para muitos estudantes, decidir qual caminho profissional seguir é um verdadeiro desafio. Isso porque atuar em uma área agradável, com qualidade de vida e retorno financeiro parece uma missão complicada, com uma trajetória cheia de incertezas.

Segundo um levantamento da Cmov, 82% dos adolescentes têm dúvidas ou simplesmente não sabem qual carreira progredir. É claro, saímos de um cenário desafiador há pouco tempo. Com a pandemia, a saúde mental dos brasileiros despencou em níveis expressivos e isso é um fator capaz de prejudicar ainda mais a tomada de decisão de quem já está inseguro. 

Ademais, o isolamento social, sem contato com colegas e professores nas salas de aula, complicou ainda mais essa escolha. Tendo em vista o quanto esse distanciamento impactou o bem-estar, principalmente para aquele indivíduo em momento de formação de diversos aspectos. 

De acordo com um estudo realizado durante a crise sanitária pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) e divulgada pelo laboratório Pfizer, com 2 mil pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos, 39% apontaram uma piora nesse quesito e 11% se mostraram ainda mais transparentes nesse agravamento. Ou seja, grande parte foi afetada e isso gerou muitos impasses na dimensão corporativa, desde seu ingresso até a permanência dos profissionais. 

Conheça dicas para facilitar a decisão de qual profissão seguir 

Há várias maneiras de diminuir essa dúvida. Entre as melhores opções, pedir ajuda é sempre uma boa saída. Outra alternativa muito válida é conversar com quem já atua nas áreas de interesse. Dessa forma, é possível ter uma visão realista e não romantizada do segmento com o qual pretende evoluir no futuro. 

Se a decisão ainda está muito complexa, mesmo com recomendações de um expert, o teste vocacional pode ajudar e se mostrar como um diferencial. Para isso, é preciso ter calma e ser muito sincero ao responder as perguntas. Inclusive, antes de iniciar o preenchimento, reflita sobre si mesmo e busque o autoconhecimento. 

Normalmente, essa fase é muito confusa, mas é crucial tomar um caminho com certa segurança, seja emocional ou financeira, para dar paz ao coração. Também pense naquelas atividades as quais você não gosta de fazer e começar a retirar essas opções da sua lista. Ou ao contrário, observar suas tarefas preferidas para encontrar aquelas das quais você deseja desenvolver pelos próximos cinco ou dez anos. Entretanto, também não se angustie com isso. Afinal, as pessoas mudam seus desejos e vontades ao longo do tempo. 

Enfim, pesquise sobre o mercado e estude as corporações dos seus sonhos para já se visualizar em uma posição de sucesso. Além disso, não se esqueça: o estágio é um aliado para conhecer o segmento, as ocupações e os profissionais do campo. Desse modo, é possível adquirir experiências e já prever se aquela área é realmente seu perfil.

*Com informações da Associação Brasileira de Estágios

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.