Itamaraty autoriza realização de concurso público para vagas de diplomata
Primeira fase será uma prova objetiva com questões de língua portuguesa, história e outros campos
• Atualizado
O Ministério das Relações Exteriores autorizou a realização do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2023. A medida foi publicada nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial da União (DOU). No total, serão ofertadas 30 vagas na classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata.
De acordo com a portaria ainda, a primeira fase do concurso será uma prova objetiva, de caráter eliminatório, com questões de língua portuguesa; história do Brasil; história mundial; geografia; língua inglesa; política internacional; economia; e direito.
Leia Mais
Segunda e terceira fase do concurso do Itamaraty
Já a segunda fase consistirá de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de língua portuguesa e língua inglesa. A terceira fase consistirá de provas escritas, também de caráter eliminatório e classificatório, com questões de história do Brasil; política internacional; geografia; economia; direito; língua espanhola; e língua francesa.
O edital do concurso será publicado pelo Instituto Rio Branco. “O prazo de realização da primeira prova, com relação à data de publicação do edital do concurso, será reduzido para dois meses”, fala a portaria. O motivo, explica, é a necessidade de que a data de conclusão do concurso seja compatível com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco em 2023.
A portaria acrescenta que provimento dos cargos previstos “fica condicionado à autorização, em anexo próprio da lei orçamentária anual, nos termos do §1º do art. 169 da Constituição Federal, e à observação das restrições impostas pela lei de diretrizes orçamentárias”.
Veja também:
- Colisão entre carro e caminhão resulta em três mortos na BR-116
- Câmara de Lages homenageia Grupo SCC pelos 85 anos de contribuição
- PF indicia padre por envolvimento em tentativa de golpe contra Lula
- Em reviravolta, TRF-4 tira Curi da disputa na OAB
- ‘Hotel da morte’: conheça o refúgio que só recebe hóspedes que estão prestes a morrer
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO