Jovens encontram dificuldade na busca pelo primeiro emprego
Pandemia dificultou ainda mais a conquista de ingressar no mercado de trabalho.
• Atualizado
Se a busca pelo primeiro emprego já era difícil, com a pandemia a situação piorou. Para muitos brasileiros, o dia começa com o envio de currículos, as ligações com agendamento de entrevistas e a caixa de e-mail bombando de retornos que nem sempre são muito positivos. O jeito é respirar e repetir esse processo até que a resposta seja a esperada.
A Letícia Camilo se formou no ano passado em direito, desde então procura emprego na área de graduação. Sem sucesso nas buscas, Letícia acredita que falta sensibilidade das empresas na recrutação.
“Venho mandando e-mail, via LinkedIn, acesso sites específicos de busca de emprego e eu não tenho respostas. Eles sempre pedem no mínimo dois anos de experiência”, conta.
Se para quem se formou já é difícil, para aqueles que ainda estão estudando e dependem dessa oportunidade para concluir a formação, fica ainda mais complicado.
O estudante de publicidade e propaganda, Mateus Schneider, está buscando um estágio em publicidade e propaganda, mas enfrenta dificuldades por falta de experiência.
“Fica complicado quando os estágios exigem uma primeira experiência, pois é exatamente isso que nós jovens buscamos: uma primeira experiência no estágio”, comenta o estudante.
Para a presidente de Associação Brasileira de Recursos Humanos, Fernanda Quadros, esse é um momento muito desafiador, pois a pandemia deixou muitas pessoas sem colocação no mercado. Com muitos profissionais procurando emprego, a tendência é de que as empresas aumentem a régua de exigências por qualificação e competência.
Mesmo com negativas, a presidente orienta não desistir e pedir ajuda para conhecidos. Além disso, a dica é que o currículo deva ser criativo e atrativo para o RH.
Confira algumas dicas criadas pelo portal Vaga, para aumentar as chances do seu currículo ser visto:
- Currículo atualizado: qual foi a última vez que seu currículo foi atualizado? Atualize e revise constantemente.
- Português: atenção aos detalhes com gramática e concordância. O CV é o seu cartão de visita!
- Candidaturas: observe se há concordância entre CV e a vaga anunciada, elas precisam ter relação com o seu perfil.
- E-mail e dados pessoais: evite informar endereços de e-mail antigos e constrangedores como “htinha@provedor.com” ou com o domínio da empresa em que trabalha atualmente. Lembre de conferir o telefone e e-mail informado!
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO