Emprego e Carreira Compartilhar
Estratégias

Dicas valiosas ajudam a planejar o 2022 da sua empresa

A melhor dica é pensar antes de tomar alguma decisão ou colocar em prática uma estratégia

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem ilustrativa/ Foto: Reprodução
Imagem ilustrativa/ Foto: Reprodução

Com o final de 2021 chegando, a hora para fazer o planejamento do seu negócio para o próximo ano é agora. Pensando nisso, convidamos o empreendedor e criador de conteúdo Vinicius Gambeta, para compartilhar algumas dicas para planejar o próximo ano da sua empresa.

Entre um compromisso e outro, o empreendedor separou um tempinho pra conversar com a gente e compartilhou dicas valiosas. Confira abaixo.

Qual a importância do planejamento estratégico?

Eu sei que é meio óbvio explicar isso, mas o planejamento tem a ver com ‘fazer planos’. Pensar antes de tomar alguma decisão ou colocar em prática uma estratégia. Ou seja, traçar o que precisa ser feito para atingir algum objetivo. E é aqui que respondemos algumas perguntas fundamentais: Onde você está agora? Aonde você quer chegar? Como você vai chegar lá?

Para responder essas perguntas, existem algumas dicas do que não pode faltar no planejamento.

Dica 1: analise o histórico

Antes de tudo, olhe para o histórico da empresa. Analise o que não funcionou, o que deu certo, o que pode ser melhorado e onde você pode aumentar o investimento. Se você fizer um levantamento do ano anterior, tanto de resultados, quanto de orçamento, é muito mais fácil ter uma perspectiva para planejar o ano seguinte, afirma Vinicius.

Dica 2: estude o cenário

A segunda dica é estudar bem o mercado e o comportamento do consumidor para entender quais tendências podem ser adotadas pelo seu segmento. “Assim, se o público-alvo aderiu à uma nova tendência, como o TikTok, você já sabe que parte do seu esforço deverá estar ali.

Dica 3: marketing digital

Não é segredo que a pandemia trouxe uma importância ainda maior pro marketing digital. Na quarentena, todo mundo se viu ‘obrigado’ a marcar presença nas mídias digitais, seja para entretenimento ou para a retomada de negócios. Por isso, ter presença digital hoje, ano que vem e no próximo, é fundamental. Certifique-se de que a sua empresa está onde os clientes estão, então parte do planejamento deve envolver ações para garantir que a marca seja vista.

E por último, não se esqueça das promoções! Planeje campanhas para aumentar a visibilidade da empresa e vender mais.

Dica 4: esteja preparado para o que vier

“Por via das dúvidas, é sempre bom se planejar para o melhor e o pior, principalmente na situação atual em que estamos. O possível (e esperado) fim da pandemia, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para retomar diversas ações presenciais.

Mas sempre precisamos estar preparados para um cenário pessimista e otimista. Por exemplo, se as vendas crescerem demais em alguma ação específica, a sua logística estará preparada?”

Dica 5: deixe tudo documentado

É importante que tudo seja documentado de forma organizada. Faça planilhas no Excel, cole suas metas na parede, rabisque cadernos, enfim… qualquer informação é importante para ajudar a montar o planejamento.

Aí, sempre que possível, reveja essas anotações, metas, datas e os planos para os cenários para confirmar se está tudo saindo como o planejado ou se precisa fazer alguma mudança.

Coloque em prática essas 5 dicas de planejamento o quanto antes e você verá a diferença nos resultados do próximo ano.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.


Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.