Chapecó terá mais de 600 vagas de empregos abertas neste fim de ano
O setor deve ultrapassar os 20.700 empregos no último trimestre do ano, gerando aproximadamente 680 vagas somente no comércio
• Atualizado
Devem ser geradas aproximadamente 680 novas vagas no comércio de Chapecó neste período de festas de fim de ano, caso o crescimento seja igual ao do último trimestre de 2020, e os indicativos são nesse sentido. Essa avaliação quanto aos empregos gerados antes do Natal é da área de pesquisa do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó, o Sicom Pesquisas.
Neste ano, a média de crescimento trimestral do comércio é de 1,39%. Como o número de empregos do comércio era de 20.420 empregos até o final do terceiro trimestre, o setor deve ultrapassar os 20.700 empregos no último trimestre, gerando aproximadamente 280 novas vagas em caráter regular. No entanto, a expectativa é de que o crescimento percentual de outubro a dezembro seja acima da média, estima o analista de Pesquisa e Estatística do Sicom Pesquisas, economista Douglas Junior Pires da Silva.
Se o crescimento percentual for igual ao do último trimestre do ano passado, quando as vagas no comércio aumentaram 3,39%, o número deve ultrapassar os 21.100 empregos no setor. Com isso, explica o responsável pelo Sicom Pesquisas, devem ser geradas aproximadamente 680 novas vagas até o fim deste ano e a tendência é de que a maioria permaneça. Ele lembra que em pesquisa feita quanto às expectativas para a Black Friday, que ocorreu em 26 de novembro, 59,2% dos comerciantes entrevistados indicaram pretender contratar mais pessoas para o fim do ano.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
OS EMPREGOS GERAIS
Com relação aos empregos gerais de Chapecó, a média de crescimento trimestral em 2021 é de 2,65%. Se for mantida essa média, o município deve encerrar o ano com mais de 94.100 pessoas empregadas, de acordo com estimativa do Sicom Pesquisas.
Quem mais emprega em Chapecó, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Previdência (Novo Caged), é o setor de serviços, que no último relatório, de outubro, alcançou 33.387 empregos. A seguir vieram a indústria, com 30.600 postos de trabalho, e o comércio, com 20.569 empregos formais, de um total de 92.265 pessoas empregadas no décimo mês do ano.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO