Abertas as inscrições para concurso de diplomata do Itamaraty
Inscrições ocorrem até dia 26 de julho
• Atualizado
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) abriu nesta segunda-feira (15) as inscrições para 50 vagas de admissão inicial à carreira de diplomata. Segundo o SBT News, o salário inicial é de R$ 20.926,98.
As inscrições ocorrem até 26 de julho e a taxa de inscrição será de R$ 229. A banca responsável pelo concurso é a Cebraspe, que espera aplicar o exame em 15 de setembro. No total, são 37 vagas para ampla concorrência, 10 para candidatos negros e três para aqueles com alguma deficiência.
O concurso será feito em duas etapas: a primeira, que vale 65 pontos, será uma prova objetiva de caráter eliminatório. Ela será composta por 65 questões de disciplinas que vão desde língua portuguesa, história e política internacional a economia e direito. Na segunda, avaliações discursivas (escritas), será solicitado ao participante duas redações (uma em inglês), dois resumos, duas traduções (incluindo texto em português a ser escrito em espanhol ou francês) e outras 20 questões.
As provas serão aplicadas em todas as capitais, mas somente aquelas que tiverem candidatos para a etapa escrita receberão aplicação das demais avaliações. Confira o edital completo.
Para participar é necessário:
+ Ser brasileiro nato, conforme o art. 12, § 3º, inciso V, da Constituição Federal, e o art. 36 da Lei nº 11.440/2006;
+ Estar no gozo dos direitos políticos;
+ Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
+ Estar em dia com as obrigações eleitorais;
+ Apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de a graduação ter sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do art. 48 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996;
+ Ter idade mínima de 18 anos;
+ Ter sido aprovado no concurso;
+ Nos termos do art. 14, parágrafo único, da Lei nº 8.112/1990, e suas alterações, apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, verificada por meio de exames pré-admissionais.
Serviço
Banca: Cebraspe (inscrições)
Vagas: 50
Cargo: Terceiro-Secretário
Escolaridade exigida: nível superior
Salário inicial: R$ 20.926,98
Inscrições: 15 de julho até 26 de julho
Taxa de inscrição: R$ 229,00
Provas da primeira fase (previsão): 15 de setembro
> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO