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Confira 5 dicas de como diferenciar seu negócio

O fundador do Empreende Brazil, Lucas Schweitzer, dá cinco dicas de como o empreendedor pode diferenciar o negócio no mercado e vendê-lo

• Atualizado

Giovanna Pacheco

Por Giovanna Pacheco

Schweitzer explica que um importante fator para se destacar no mercado é o diferencial | Foto: imagem ilustrativa/Canva/reprodução
Schweitzer explica que um importante fator para se destacar no mercado é o diferencial | Foto: imagem ilustrativa/Canva/reprodução

O fundador do Empreende Brazil, Lucas Schweitzer, dá cinco dicas de como o empreendedor pode diferenciar o negócio no mercado. Segundo ele, nem sempre o preço do produto oferecido será o menor, ou o produto terá destaque por ser o melhor do nicho.

Schweitzer explica que um importante fator para se destacar no mercado é o diferencial. “A diferenciação é um posicionamento que, com um conjunto de estratégias, tornam uma marca ou uma empresa reconhecida com sua marca por suas estratégias”.

Confira cinco dicas de como diferenciar seu negócio:

1 – O diferencial é ser você

Segundo o fundador do Empreende Brazil, “a forma de mostrar a sua verdade é a melhor forma de se destacar. Pare de olhar para o concorrente, olhe para você.” Ele explica que, muitas vezes, um grande concorrente de uma empresa é de outro nicho, que sequer é notado.

“Por exemplo, quem vocês acham que é o maior concorrente da Boticário? Um dos maiores concorrentes da Boticário é a Cacau Show. Se você pensa em comprar um presente, sempre pensa em um dos dois. Abram a cabeça de vocês de que não é só o nicho de vocês que concorre com vocês”.

2 – Foque no cliente e amplie os horizontes

Schweitzer ressalta que é preciso entender as necessidades do cliente e ampliar os horizontes para, a partir destes dois fatores, trazer um diferencial para o empreendimento. Ele ainda cita que “marca não é um logotipo, é um conjunto de percepções formadas”.

3 – Busque validação

Para Lucas Schweitzer, é essencial buscar a opinião de pessoas que entendem do assunto, do nicho do empreendimento. Para ele, o ideal é perguntar, pedir validação de quem esteja por dentro da área, mesmo que a resposta possa desanimar ou frustrar o empreendedor. A validação vai traçar um caminho para a diferenciação da marca.

4 – Faça o mapa da diferenciação

Um mecanismo importante para identificar os diferenciais de um produto é fazer o mapa da diferenciação para obter novos resultados.

“Como aplicar a diferenciação no seu negócio: o que quero fazer de diferente? Para que isso serve? Por que isso existe? E como isso é? Respondendo isso você consegue identificar melhor o seu produto, trazer um modelo simples dele e identificar o que é possível diferenciar do modelo descrito. Use como exemplo uma mesa. Ao descrever a mesa a partir destas perguntas, pense… O que posso fazer para diferenciar esta mesa?”

5 – Vá para a execução

O empreendedor explica que nada acontece se uma boa ideia não é tirada do papel. Então, é importante quais delas ainda estão no papel e quais são possíveis de serem executadas logo.

Lucas Schweitzer também é Presidente do Destino Floripa & Região, Vice-Presidente Nacional da ABEOC e Diretor da LUSCH Agência, focada em inteligência em Marketing 360º com atuação em todo o país. Lucas também é autor do livro “Tinha tudo pra dar errado”.

Foto: Giovanna Pacheco/SCC SBT

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