Como começar a empreender do zero? Veja o passo a passo
Já pensou em montar o seu próprio negócio? Confira dicas de empreendedores para tirar suas ideias do papel
• Atualizado
Você já pensou em montar o seu próprio negócio? Tomar a decisão de abrir uma empresa e se jogar no mundo do empreendedorismo exige planejamento e uma dose de coragem. Karine Oliveira, fundadora da Wakanda Educação, empresa que traduz conteúdo do empreendedorismo tradicional utilizando a linguagem informal e regional como tecnologia, dividiu com jovens empreendedores brasileiros os desafios e caminhos do empreendedorismo.
Durante a palestra no 27° Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários na manhã desta sexta-feira (03), Karine abordou ideias que podem transformar o mercado e o mundo e como tomar protagonismo de suas próprias ideias. Além disso, destacou a importância de trocar ideias, dialogar com outros empreendedores e pensar em conjunto. “É preciso aproveitar eventos da Conaje para conhecer pessoas do ramo, conversar e a partir de então, você começa a FAZER”, destaca Karine, que participou da 5º Temporada do Shark Tank Brasil.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Erre rápido!
Apaixonada por empreendedorismo e comunidades periféricas, Karine destaca que após fazer o networking, é necessário colocar a mão na massa. “Você quer vender bolo de pote? Então faça primeiro, comece a colocar em prática e você irá apreender como realmente empreender com o processo “, explica
Pablo Paucar, mentor de negócios e desenvolvimento pessoal afirma “Não busquem circunstâncias ideais pois elas não existem”. Em sua palestra, Pablo explicou aos empreendedores presentes que um dos primeiros passos para começar, assim como para o sucesso, é a autorresponsabilidade. “O sucesso é intencional, não acontece por acaso. Tudo que depender 100% de você, você deve fazer”, explicou o mentor.
“A ideia é se acostumar a trocar a roda do carro com ele andando e está tudo bem porque essa parte é muito gostosa”, complementa Karine que aconselha os empreendedores a errarem rápido. “Porque errar rápido? Erros fazem parte do processo, e não tem nenhuma empresa que você conheça que nunca errou, mas o importante é que você aprenda com o erro mesmo que só enxergue lá na frente. Erre rápido e conserte rápido”, finaliza a fundadora da Wakanda Educação.
27° Congresso Nacional de Jovens Empreendedores
Números compartilhados pelo Sebrae, e que constam no relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, mostram que o brasileiro sempre foi visto como um povo empreendedor em potencial e, nos últimos anos, o empreendedorismo foi responsável por movimentar a economia consideravelmente. Dados que, inclusive, colocam o Brasil como o 7° país do mundo em números de empreendedorismo inicial, composto por jovens empresários.
Na abertura do 27° Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje), em Florianópolis nesta sexta-feira (3) lideranças do empreendedorismo nacional e catarinense destacaram a importâncias dos jovens empreendedores para a economia nacional.
“Muitos se reinventaram e muitos se descobriram na pandemia (…) É nos pequenos negócios que temos os grandes negócios. Ninguém nasceu grande, todos temos uma história e um início”, destacou a deputada federal Carmen Zanotto na abertura do evento.
Em entrevista exclusiva ao portal SCC10, Luciano José Buligon, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, destacou a importância de o Estado desenvolver ações e apoiar os empreendedores jovens.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO