Economia Compartilhar
Organização

Vou morar só, e agora? Confira dicas de educação financeira e planejamento

Encarar a vida independente é mais fácil com planejamento financeiro.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem Ilustrativa. Foto: Pexel
Imagem Ilustrativa. Foto: Pexel

Em tempos de inflação em alta, a opção por deixar a casa dos pais precisa ser cercada de muito planejamento e organização. Não é o que acontece. De acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 79% das pessoas que moram sozinhas não se planejam financeiramente para isso. Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Estácio São José, Geraldo da Silva, dá algumas dicas importantes para quem vai morar sozinho, mas se preocupa em manter a saúde financeira.

1 – Planejamento e organização são fundamentais

É preciso planejar com cautela – e esse planejamento vai muito além da lista do que comprar para a casa nova. O ideal é antecipar a avaliação das despesas de uma casa – aluguel ou financiamento, contas, alimentação, entre outras – antes de decidir pela mudança .

2 – Investir em uma casa própria

Se você não quer depender de aluguel e não pode comprar à vista, pesquise com atenção todas as modalidades disponíveis para um investimento de médio ou longo prazo. Analise e compare financiamentos bancários em várias instituições de crédito, pois os juros variam e costumam ser bem altos, o que pode encarecer o preço final do imóvel.

3 – Sempre de olho no orçamento

Não extrapole o orçamento. Essa é uma dica fundamental. Morar sozinho envolve uma série de despesas que precisam caber no seu orçamento. Faça contas. Sua renda mensal precisa ser suficiente para cobrir despesas como: prestação ou aluguel do imóvel, condomínio, IPTU, seguro residencial, contas de luz, água, telefone, gás, internet, TV a cabo, transporte, alimentação, lazer além de um fundo para eventuais gastos extras

4 – Defina as compras prioritárias

A animação de ter seu próprio cantinho pode ser uma grande cilada se o orçamento não for folgado. O ideal é definir as prioridades. Em um primeiro momento, você pode comprar apenas o mínimo para se estabelecer na casa nova como cama, fogão, geladeira, mesa de jantar, roupa de cama e mesa, utensílios de cozinha, e após garantir o básico ir realizando as demais compras complementares e cuidar da decoração para que tudo fique com a sua cara.

5 – Não hesite em procurar ajuda para organizar sua vida financeira

É natural se atrapalhar um pouco na hora de fazer a manutenção correta de sua vida financeira. Hoje há profissionais especializados que podem de uma maneira simples auxiliar na hora de organizar seu orçamento e assim manter a saúde da sua vida financeira.

Para ajudar os interessados em organizar as próprias finanças, seja para morar sozinho ou não, atualmente alunos sob orientação de professores que integram o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Estácio tiram dúvidas da comunidade sobre educação financeira. Os atendimentos podem ser feitos tanto de forma presencial na unidade da Estácio São José (terças-feiras, das 19h às 21h – quartas-feiras das 10h às 12h – quintas e sextas-feiras, das 17h às 19h0 ou pelo e-mail: naf.saojose@estacio.br.


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.