Vendas do comércio registram queda pelo terceiro mês consecutivo
De acordo com IBGE, em outubro, o setor teve retração de 0,1% na comparação com setembro
• Atualizado
Mesmo com as comemorações do dia das Crianças, as vendas do comércio varejista caíram 0,1% em outubro na comparação com setembro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) houve queda de 7,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse é o terceiro resultado negativo consecutivo do Varejo.
O levantamento mostra ainda os setores que mais tiveram queda, ou seja, redução do consumo: Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), Móveis e eletrodomésticos (-0,5%), Combustíveis e lubrificantes (-0,3%), e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%).
Já no comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, a queda foi de 0,9% em relação a setembro e de 7,1% na comparação anual.
Para os pesquisadores, a desaceleração do setor vem sendo pressionada pela escalada da inflação, queda de renda das famílias, aumento do endividamento e desemprego ainda elevado no país.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO