Segmento de energias limpas já emprega mais que petróleo, gás e carvão no mundo
Levantamento mostra que, até 2030, 16 milhões de trabalhadores devem migrar de um segmento para o outro
• Atualizado
Entre os trabalhadores do setor de energia em todo o mundo, 56% deles já fazem parte do segmento de energias limpas, de acordo com o levantamento da Agência Internacional de Energia (AIE).
São quase 40 milhões de empregos em diferentes modelos, sejam na instalação de painéis solares ou torres eólicas, como também na fabricação de veículos elétricos e biocombustíveis. Enquanto isso, 32 milhões ainda trabalham com os combustíveis fósseis, como petróleo, gás e carvão.
Atualmente, o setor energético representa 2% do emprego global. A AIE estima mais 14 milhões de novos empregos no segmento de fontes limpas até 2030. Além disso, outros 16 milhões de trabalhadores dos outros segmentos mudarão para as novas funções relacionadas à energia limpa.
A AIE manifesta que todos os governos devem garantir condições de adaptação e aproveitamento dos trabalhadores dos segmentos fósseis, a fim de garantir uma transição segura e justa. “Os trabalhadores de carvão e outros combustíveis fósseis têm muitas das habilidades necessárias para preencher cargos em setores de energia limpa em crescimento”, considera em relatório.
Para garantir a expansão das energias limpas, que exige trabalhadores mais qualificados, o relatório recomenda um planejamento estratégico em treinamentos por parte de governos e indústrias.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO