SC é o segundo Estado com menor número de inadimplentes, aponta pesquisa
Estado fica atrás apenas do Piauí, que tem o menor número de pessoas com as contas no vermelho
• Atualizado
Santa Catarina foi o segundo Estado com o menor número de inadimplentes em março, atrás apenas do Piauí, segundo pesquisa do Serasa Experian. SC tem 36,74% da população adulta com as contas no vermelho, enquanto o Piauí tem 36,67%. No Brasil, 43,43% da população adulta estava inadimplente em março, os principais segmentos da dívidas são o cartão de crédito, contas básicas (como água, luz e água) e varejo.
Em comparação com março do ano passado, o Brasil passou de cerca de 65 milhões de inadimplentes para pouco mais de 70 milhões. No país, a média do valor da dívida é de R$ 4.731,62 por pessoa. Cinco unidades da federação tem mais da metade da população adulta com dívidas, sendo eles: Rio de Janeiro (52,65%), Amapá (52,44%), Amazonas (52,32%), Distrito Federal (51,13%) e Mato Grosso (50,22%).
Leia Mais
Prioridade na quitação de dívida
Os consumidores com alguma dívida em aberto priorizaram os pagamentos a bancos e a cartões de crédito no mês de janeiro. Este é o resultado do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian divulgado na segunda-feira (8/5). De acordo com o levantamento, 73,1% das dívidas do setor de Bancos e Cartões foram pagas por consumidores inadimplentes em até 60 dias após a negativação.
Na leitura do economista-chefe da Serasa Experian, Luiz Rabi, o comportamento deixa claro o foco da preocupação dos consumidores. “O alto percentual do segmento demonstra como os consumidores valorizam a utilização das linhas de crédito. Embora a demanda pelo recurso financeiro passe por um período de desaceleração, as pessoas ainda priorizam limpar seus nomes com os credores para seguir tendo acesso a eles.”
O setor da economia que engloba os serviços de água, luz, telefone e etc apareceu em segundo lugar na preferência dos consumidores na hora de deixar as contas em dia.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO