Economia Compartilhar
Vulnerabilidade

População em situação de rua cresceu mais de 200% nos últimos 10 anos

A região Sudeste lidera o ranking de pessoas em situação de rua, com 151.030

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Imagem Ilustrativa. Foto: Agência Brasil/reprodução
Imagem Ilustrativa. Foto: Agência Brasil/reprodução

A população em situação de rua continua aumentando significativamente no Brasil. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2019 a 2022, o grupo cresceu 38%, totalizando 281.472 pessoas. A cifra é ainda maior se avaliado os últimos 10 anos, que acumularam alta de 211%.

A região Sudeste lidera o ranking de pessoas em situação de rua, com 151.030. Em seguida, estão o Nordeste (53.525), o Sul (39.178), o Centro-Oeste (19.207) e o Norte (18.532). O estudo aponta que o crescimento do grupo é superior ao crescimento vegetativo da população, que aumentou apenas 11% na última década.

Foto: reprodução/SBT News

Apesar dos dados, o Ipea ressalta a dificuldade de encontrar dados sobre a população em situação de rua. Um dos auxílios é o Cadastro Único (CadÚnico), exigência para o recebimento de benefícios de autoria do governo federal. 

“O Cadastro Único serve não apenas como “passaporte” para políticas sociais, mas, também, como instrumento estratégico de diagnóstico, na medida em que permite a tabulação e atualização contínua das características socioeconômicas dos públicos nele incluídos. No caso da população em situação de rua, há questões específicas presentes no formulário do cadastro – como a quanto tempo a pessoa está na rua”, explica.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.