Economia Compartilhar
NOVIDADE!

Pix Automático: descubra como vai funcionar nova forma de pagamento

O anúncio oficial será feito nesta quarta-feira (4) pelo Banco Central

• Atualizado

Redação

Por Redação

Pix Automático: descubra como vai funcionar nova forma de pagamento. – Foto: PIX por aproximação | Foto: Agência Brasil, via SBT News
Pix Automático: descubra como vai funcionar nova forma de pagamento. – Foto: PIX por aproximação | Foto: Agência Brasil, via SBT News

A partir de 16 de junho, o Pix Automático começa a funcionar no Brasil. A nova modalidade vai permitir o pagamento automático de contas como mensalidades, assinaturas e contas de luz, sem depender do débito automático ou de boletos. O anúncio oficial será feito nesta quarta-feira (4) pelo Banco Central.

A proposta do Pix Automático é simplificar o pagamento de despesas periódicas e trazer mais praticidade para consumidores e empresas.

Ao contrário do Pix Agendado Recorrente, que exige configuração manual por parte do cliente, o novo sistema permite que a empresa envie uma solicitação de cobrança, e o cliente só precisa aceitar uma vez para que os pagamentos ocorram automaticamente.

Como funciona o Pix Automático

Pessoas físicas receberão a solicitação da empresa por meio do aplicativo do banco. Após aceitar, os pagamentos passam a ser realizados automaticamente nas datas combinadas, sem necessidade de confirmar cada cobrança. O cliente pode cancelar a autorização a qualquer momento.

Para empresas, o novo modelo elimina a necessidade de convênios com bancos, como acontece no débito automático tradicional. Isso deve beneficiar principalmente negócios de menor porte, que agora terão uma alternativa mais simples e moderna para cobrar mensalidades e serviços com regularidade.

O Pix Automático poderá ser usado por qualquer pessoa física como pagadora e por empresas como recebedoras. O serviço será gratuito para pessoas físicas, mas pode haver tarifas para empresas, de acordo com as regras de cada instituição financeira.

Segurança e implementação

O Banco Central garante que o Pix Automático seguirá os mesmos padrões de segurança do Pix já conhecido, com criptografia, autenticação e rastreamento de todas as transações. Nenhuma cobrança será feita sem autorização prévia do cliente.

Antes do lançamento, o sistema passou por uma fase de testes, entre fevereiro e junho, para garantir a integração com as plataformas dos bancos e a segurança das operações.

Outro ponto importante é que o Pix Automático não exige chave Pix. As transações podem ser feitas com os dados bancários tradicionais, como número da conta e agência.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.