Governo de SC apresenta situação das contas e fala em déficit de R$ 2,85 bilhões
Governo pretende fazer ajuste fiscal
• Atualizado
por Priscilla Dalagnol
O Governo de Santa Catarina deve ir em busca de soluções para as contas públicas do estado, que, segundo a nova administração, estão negativas. A situação econômica catarinense foi apresentada pelo secretário da fazenda, Cleverson Siewert. Segundo a equipe técnica, o rombo nas contas do estado é de 2,85 bilhões de reais.
>> Jorginho põe o pé no freio, Paulo Eli não contesta
Na análise do atual governo, as contas seguiam uma variação parecida desde 2013., mas nos últimos três anos, tiveram um comportamento diferente do habitual, com mais recursos em caixa, mas sem sair do vermelho.
“Até 2019, era uma coisa, 19, 20, 21 e 22 é uma coisa anormal, os recursos que vieram para Santa Catarina, foram volumosos, o que proporcionou os gastos exagerados”, disse o governador Jorginho Mello.
De início o governo pretende pisar no freio e procurar ajuda, para cumprir a lei orçamentária, e rever compromissos assumidos com municípios catarinenses e estatais como Celesc e Casan. O governador disse que os recursos para as promessas de campanha na área da saúde e educação, por exemplo, estarão garantidos.
Grupos de trabalho já foram criados para começar o ajuste fiscal e devem buscar parcerias e propor soluções em 30 dias.
O ex-secretário da fazenda Paulo Eli falou em nome do governo Carlos Moisés e disse que não há reparos a fazer sobre os números apresentados, embora considere que, na maior parte do tempo, o atual governo tente justificar o déficit fiscal.
- Exportações de SC para os EUA caem quase 20% em agosto, mas estado cresce no comércio global
- Diretora de creche salva bebê de engasgo em SC
- Para Lula, Bolsonaro assume culpa ao pedir anistia antes de condenação
- Cesta básica em SC apresenta queda em agosto, mas permanece entre as mais caras do país
- Empresa de combustíveis em SC é punida por uso de certidão falsa em licitação; entenda
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO