Ministro do trabalho cogita acabar com saque-aniversário do FGTS
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4)
• Atualizado
Luiz Marinho (PT), atual ministro do Trabalho, informou que pretende extinguir o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4) para o jornal O Globo. Com esta modalidade é possível resgatar parte do saldo do Fundo, no mês em que o trabalhador solicitante faz aniversário.
A ideia do fim deste empréstimo, segundo Marinho, é fazer uma revisão do Fundo – pois, para ele, um dos principais objetivos do FGTS é o de estimular investimento, em especial o da habitação.
O Saque surgiu em 2019, ainda no governo Bolsonaro, e pode ser solicitado por qualquer trabalhador com contrato CLT. Para isso, é necessário ter na conta do FGTS, o mínimo de R$ 300.
Em declarações recentes, desde que assumiu o cargo de ministro, Marinho disse que uma das prioridades de sua gestão será desenvolver uma política permanente de valorização do salário mínimo. Ele também menciona regulamentar as relações de trabalho dos aplicativos e plataformas. Por ora não há detalhes sobre o tema.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO