Leite pode ter novo aumento de preço ao consumidor; veja quando
O valor do produto caiu 32,7 centavos em relação ao mês e julho
• Atualizado
Na manhã desta quarta-feira (24), uma reunião do Conselho de Produtores Rurais e Indústrias de Leite de Santa Catarina (Conseleite) analisou os valores do leite em relação ao mês de agosto e as perspectivas de crescimento e queda do preço. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Lacticínio de Santa Catarina (Sindileite), Selvino Giesel, um novo aumento pode acontecer no final de 2022 e começo de 2023.
De acordo com Selvino, o crescimento dos valores pode acontecer devido a vários fatores, como a estabilização e queda da produção leiteira. “A tendência é que tenhamos uma menor produção neste período, outubro e novembro. No início do ano geralmente a queda (da produção) vai se acentuando até o final de maio. A menor produção sempre faz o preço aumentar”, explica.
Levando em consideração as três semanas de agosto, a análise do Conseleite constatou que o preço do produto básico diminuiu 32,7 centavos em relação ao mês de julho. Selvino revela que essa queda é perceptível no varejo e no atacado, já que as indústrias repassam aos estabelecimentos por um valor menor.
Preço do leite deve ter redução em Santa Catarina; entenda
O preço do leite pode começar a diminuir no Estado. Em 2022, o produto foi encontrado custando mais de R$ 11 nos aplicativos de delivery e cerca de R$ 6 nas prateleiras dos supermercados.
Segundo o presidente do Sindileite em Santa Catarina, Selvino Giesel, os valores subiram por diversos fenômenos, como o aumento da energia elétrica e do combustível. A Guerra de Ucrânia e a variação da temperatura também implicaram nos preços elevados.
Agora, a economista Lilian Fachinelli revelou que o preço do leite pode diminuir por causa do aumento da temperatura, que facilita a extração do insumo. A economista explica que isso faz com que o custo da produção seja menor, o que ocasiona na queda do valor para o consumidor.
Leia também:
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO