Economia Compartilhar
PREJUÍZO

Lages está fora do Mapa do Turismo Brasileiro; entenda o conceito

Sem a inserção, a cidade deixa receber recursos do governo federal para obras de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Aline Borba (Prefeitura de Lages)
Foto: Aline Borba (Prefeitura de Lages)

Terra da Festa Nacional do Pinhão e principal município da serra catarinense, Lages está fora do Mapa do Turismo Brasileiro. A informação pegou moradores e políticos de surpresa. Sem a inserção, a cidade deixa de receber recursos do governo federal para obras de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.

O que é o Mapa do Turismo Brasileiro?

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento instituído pelo Ministério do Turismo, dentro do Programa de Regionalização do Turismo. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério.

É um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo. “O Governo Federal considera esses municípios como prioritários para as políticas públicas, inclusive para repasses financeiros”, esclareceu Carla Lopes, coordenadora do Programa Senac Turismo do Senac SC.

Hoje Santa Catarina possui 181 municípios inseridos no mapa do Ministério do Turismo. Segundo Carla, o mapa está no período de recadastro, que pode modificar o número de municípios contemplados.

“O Mapa tem uma periodicidade anual e os municípios precisam inserir as suas informações turísticas no sistema do Ministério do Turismo, para não correr o risco de ficar de fora e perder a possibilidade de algum investimento, algum repasse financeiro. É de responsabilidade do gestor municipal cadastrar e manter as informações do mapa do turismo atualizadas”, afirmou Carla.

Cada município inserido no Mapa tem uma classificação de A até E, dependendo do número de atrativos, hospedagens, quantitativo de turistas nacionais e internacionais, sendo que A é o mais alto e “E” o mais baixo.

“Para mim, é um instrumento de planejamento a nível nacional, pois classifica os destinos e consequentemente, numa análise de investimento, tem condições de priorizar, de direcionar a aplicação de recursos”, concluiu Lopes.

Articulações

Na última quarta-feira (20), o deputado estadual Lucas Neves (Podemos) reuniu-se com Luciano Boico, coordenador regional da Embratur, para discutir a ausência de Lages no mapa turístico. “Solicite a ele um apoio para acelerar o processo, para que nossa cidade seja incluída no mapa o quanto antes”, afirmou o parlamentar.

Foto: Assessoria Lucas Neves

O deputado Neves também pretende dialogar junto ao secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, para garantir o apoio nessa questão.

O que diz a prefeitura

A reportagem do SCC10 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages. A pasta afirmou que vai se manifestar durante esta sexta-feira (22) a respeito do assunto.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.