IPVA em SC agora pode ser pago via PIX; veja como funciona
A novidade se soma a outras iniciativas já em vigor, como o uso do PIX para quitar o ICMS, o ITCMD e taxas da Segurança Pública
• Atualizado
Os catarinenses passam a contar com uma nova opção para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA): o pagamento via PIX. A medida, anunciada pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC), tem como objetivo oferecer mais praticidade aos contribuintes e modernizar a gestão tributária do estado, a medida passa a valer a partir desta segunda-feira (4).
Leia Mais
Além do IPVA, também poderão ser pagos via PIX outros encargos vinculados ao veículo, como licenciamento e registro. A novidade se soma a outras iniciativas já em vigor, como o uso do PIX para quitar o ICMS, o ITCMD e taxas da Segurança Pública.
O governador Jorginho Mello destacou a importância da mudança.
“Estamos facilitando a vida do catarinense. Todo mundo já usa o PIX no dia a dia, e agora também vai poder usar para pagar o IPVA e outras taxas do carro, de forma rápida e sem complicação. É mais praticidade, menos burocracia e um serviço público que acompanha a realidade das pessoas”, afirmou.
Com a nova opção, os boletos do IPVA passam a incluir um QR Code, que pode ser lido por qualquer aplicativo bancário ou instituição financeira. O pagamento é processado em questão de minutos e não depende de banco conveniado, ampliando as possibilidades para o cidadão.
Economia aos cofres públicos
A novidade também traz benefícios à administração pública. Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, o custo com tarifas bancárias deve ser reduzido. A estimativa é de uma economia de R$ 2,2 milhões ao ano, caso 30% dos contribuintes optem pelo pagamento via PIX.
“O pagamento do IPVA por PIX vai proporcionar mais rapidez na compensação dos valores e reduzir custos operacionais. Para o Estado, isso representa maior eficiência na arrecadação e, para o contribuinte, mais uma opção segura e prática para regularizar seu tributo”, explicou.
Atualmente, o PIX é o meio de pagamento mais utilizado no país, segundo dados do Banco Central. A ferramenta é usada por 76,4% da população, superando o uso de cartões e dinheiro.
Como fazer o pagamento com segurança
Para gerar o QR Code PIX, o contribuinte deve acessar o Detran Digital, usando login via GOV.BR. Essa exigência foi pensada para reforçar a segurança e evitar golpes.
A SEF e o Detran alertam que não enviam QR Codes por e-mail, SMS ou WhatsApp. Cabe exclusivamente ao cidadão acessar o sistema oficial e gerar o código de pagamento por conta própria.
“A modernização dos serviços traz mais praticidade para os catarinenses e mantém a segurança das operações em primeiro lugar”, reforçou o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa.
No momento do pagamento, o aplicativo bancário exibirá como destinatário a Secretaria de Estado da Fazenda, vinculada ao Banco do Brasil S.A., no CNPJ nº 82.951.310/0001-56 informação que também ajuda o cidadão a verificar se o procedimento está sendo feito de forma segura.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO