Intenção de compras para o Dia das Crianças em SC cresce e gasto médio deve chegar a R$ 283
Pesquisa da Fecomércio SC aponta aumento na intenção de compras para o Dia das Crianças, com gasto médio de R$ 283 e destaque para eletrônicos, brinquedos e roupas
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A intenção de compra dos catarinenses para o Dia das Crianças 2025 apresentou crescimento em relação ao ano passado. Pesquisa realizada pela Fecomércio SC aponta que o valor médio dos presentes deve chegar a R$ 283, o que representa um aumento nominal de 11% frente a 2024. Considerando a inflação do período, a alta real é de 6%.
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Segundo o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, este é o melhor resultado desde que a entidade começou a realizar a pesquisa, em 2018. Ele destaca que, ao longo do último ano, o rendimento real dos trabalhadores no estado aumentou 10%, o que contribui para o crescimento da intenção de compras.
“Com mais renda disponível, aumenta também a intenção de compras. Outro dado curioso é como a presença ou não da criança durante a compra afeta o comportamento do consumidor. Se a criança estiver por perto, o valor médio sobe para R$ 304. Se ela estiver ausente, cai para R$ 274. É uma diferença de R$ 30, mas que reflete essa diferença de postura”, explicou Dagnoni.
Produtos mais procurados e gastos médios
Brinquedos, roupas e eletrônicos lideram a lista de presentes mais procurados. O maior gasto médio está com produtos eletrônicos (R$ 592), seguido por brinquedos (R$ 279) e calçados (R$ 217).
Algumas famílias pretendem investir em atividades ao ar livre, com gasto médio de R$ 309. Passeios em parques de diversões devem chegar a R$ 346, enquanto refeições em restaurantes devem custar em média R$ 364.
Diferenças entre cidades
A pesquisa abrangeu sete cidades catarinenses. Quatro delas apresentaram gasto médio acima da média estadual: Itajaí (R$ 356), Blumenau (R$ 355), Florianópolis (R$ 299) e Criciúma (R$ 291). Já Chapecó (R$ 265), Joinville (R$ 214) e Lages (R$ 199) ficaram abaixo da média.
Período de compra e forma de pagamento
Quase metade dos entrevistados (48,9%) afirmou que pretende fazer as compras na semana do Dia das Crianças. Outros 22,4% farão as compras até duas semanas antes, 14,7% na véspera e 7% com mais de duas semanas de antecedência. Pequenas parcelas disseram que comprarão na data (2,6%) ou com mais de um mês de antecedência (2,6%).
O pagamento à vista ainda predomina, com 75,6% das preferências, embora tenha havido queda de 8 pontos percentuais em relação a 2024. Dentro da modalidade à vista, se destacam PIX (21,9%), dinheiro (21,5%), cartão de débito (20,7%) e cartão de crédito (11,5%). Já as compras parceladas no cartão de crédito correspondem a 23,2%.
Situação financeira dos consumidores
Em relação à situação financeira, 42,7% dos entrevistados afirmaram estar em melhores condições do que no ano passado, enquanto 40,4% relataram estar em pior situação – aumento de 28 pontos percentuais em relação a 2024. Outros 16,7% disseram que sua situação financeira permanece no mesmo patamar.
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