Economia Compartilhar

Governo faz acordo para reajuste salarial de 9% para servidores

Além do salário, eles terão aumento no vale-alimentação em 43%

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução | Redes Sociais
Foto: Reprodução | Redes Sociais

O Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fechou acordo para conceder reajuste salarial de 9% para os servidores que trabalham no Executivo federal. Além da remuneração mensal, aceitou elevar em 43,6% o vale-alimentação dos funcionários, passando de R$ 458 para R$ 658.

O acordo prevê que o reajuste vai passar a vigorar a partir de maio deste ano. A medida vai beneficiar cerca de um 1,2 milhão de servidores do Executivo, entre ativos, aposentados e pensionistas. 

Porém, para o reajuste ter validade, ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional até o fim de abril. O Governo irá encaminhar dois projetos de lei ao Legislativo, um sobre o reajuste e o outro vai tratar da adequação da lei orçamentária de 2023.

O ministro da Secretária-geral da Presidência da República, Marcio Macedo, disse que o acordo demonstra um novo tempo e o compromisso do governo com os trabalhadores. 

“Eu quero celebrar o momento como o início de relação, como sempre foi entre nós. O projeto liderado pelo presidente Lula, os servidores públicos, os trabalhadores, porque é de onde nós viemos, é o que nós fazemos e é fundamental que essa relação seja assim: transparente, objetiva, sincera, companheira, para que a gente possa fazer o nosso país avançar”, concluiu. 

A proposta inicial do governo era de 7,8% a partir de março. A categoria pedia 13,5%. O último reajuste salarial dos servidores foi em 2017. 

Estagiário sob supervisão de Roseann Kennedy

Leia mais:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.