Golpes do Imposto de Renda: veja como se prevenir dos crimes digitais
Segundo especialista, e-mails e ligações se passando pela Receita são comuns no período de declaração
• Atualizado
A Receita Federal começou a receber a declaração do Imposto de Renda (IR) 2022, na segunda-feira (7). O prazo para envio dos documentos vai até 29 de abril e, neste período, é preciso estar atento para os possíveis golpes que podem ocorrer contra os contribuintes.
Segundo o perito em crimes digitais Wanderson Castilho, algumas das ações mais comuns são e-mails ou ligações de telefone se passando pela Receita e links de sites falsos enviados pelas redes sociais. Ele ressalta que, para se prevenir, a dica é sempre duvidar.
“A Receita não entra em contato por redes sociais, nem envia links ou faz ligações. Entre na página oficial do órgão diretamente no navegador para buscar informações ou telefones para contato”, explica.
“Também sempre peça ajuda a um contador. Nunca tente fazer alguma coisa sozinho se não tem experiência”, acrescenta.
Neste ano, os contribuintes terão menos tempo para fazer a declaração, já que o programa, que costumava ser liberado em 1º de março, atrasou devido à operação-padrão dos servidores da Receita. No entanto, novidades implantadas pelo órgão podem facilitar o procedimento, como a ampliação da funcionalidade da declaração pré-preenchida na conta Gov.br, nos níveis de ouro e prata.
As contas cadastradas exclusivamente com informações do CPF ou do INSS são consideradas de nível bronze. Já as contas validadas por biometria facial da carteira de motorista (CNH), dados bancários (internet banking ou banco credenciado) ou cadastro SIGEPE (servidores públicos) passam a ter nível prata de segurança. Por fim, contas validadas pela biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com ICP-Brasil passam a ter nível ouro.
Ou seja, o login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais. Quanto maior o nível, maior a segurança dos dados.
Para Castilho, tal mudança implantada para aumentar os níveis de segurança, tanto para proteção, quanto para identificação, é primordial, mas o elo mais fraco continua sendo o usuário. Portanto, ele reforça a importância de ter atenção redobrada, sobretudo em datas expressivas, como o dia final para entrega de imposto de renda.
“Apesar de sempre lermos ou assistirmos em meios de comunicação matérias sobre crimes eletrônicos, anualmente os casos de golpes dobram, mostrando que ainda precisamos alertar ainda mais a população”, destaca.
Golpe da restituição
A Receita Federal alertou para mais uma tentativa de golpe envolvendo a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo o órgão, golpistas estão utilizando informações a respeito desses valores para lesar os cidadãos.
Nesse tipo de golpe, por meio de uma mensagem enviada por e-mail que traz no assunto “Saque Imediato”, os criminosos disponibilizam um link malicioso chamado “Baixar Chave de Acesso”.
“As comunicações da Receita Federal não possuem links de acesso por e-mail. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio do Gov.br ou por certificado digital”, informou o Ministério da Economia, em nota.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO