Empresas de SC pretendem contratar trabalhadores temporários, aponta Fecomércio
Segundo o estudo, mais de 20% das empresas pretendem reforçar suas equipes para o Natal e verão 2023/2024
• Atualizado
A Fecomércio SC divulgou o resultado da pesquisa sobre contratações de trabalhadores temporários no comércio do Estado. Segundo o estudo, 26,8% das empresas pretendem reforçar suas equipes para o Natal e verão 2023/2024. Os empresários de Hotéis e pousadas (65,4%), Bares restaurantes (45,8%), Artigos esportivos/brinquedos (36,8%), Lojas de departamento, magazines e multicoisas (36,4%) além de Vestuário, calçados e acessórios (34,8%) foram os que mais afirmaram que pretendem contratar neste fim de ano. Na outra ponta, os segmentos de informática/eletroeletrônicos/celulares (8,3%), óticas/joias/relógios (2,7%) e Móveis/decoração (2,4%) são os que tendem a contratar menos temporários.
O número médio de trabalhadores temporários que as empresas vão contratar é de 4,0. Eles serão contratados majoritariamente no mês de novembro (53,5%) e dezembro (35,3)% e devem permanecer nas firmas por três meses (33,9%). Sendo que para 43,9% dos empresários ouvidos, há possibilidades de que o temporário seja efetivado após o tempo do contrato. Neste quesito, ainda chama a atenção o elevado percentual de empresários indecisos e responderam “talvez” (33,7%).
Ainda de acordo com a pesquisa, as expectativas em relação ao faturamento para o Natal e a temporada de verão são otimistas. Para o Natal, 64,1% dos empresários acreditam que o faturamento será maior, 21,2% igual e 10,4% esperam faturamento menor do que o de 2022. Para a temporada de verão o cenário das expectativas é idêntico e os percentuais são bastante próximos: 63,7% (maior), 21,7% (igual) e 9,6% (menor). o quadro das boas perspectivas para o fim do ano é reforçado pela situação dos estoques, já que, praticamente, três a cada quatro empresas (74,7%) declararam que estão com os estoques em níveis adequados. Tudo isso mostra o entusiasmo à espera da temporada.
De acordo com a Fecomércio, as entrevistas foram realizadas entre os dias 26 de outubro até 06 de novembro e contou com a participação de 699 empresas do comércio e serviço de Santa Catarina, nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Imbituba, Itajaí, Joinville, Lages, Laguna e São Francisco do Sul.
Veja os dados coletados pela Fecomércio:
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO