Conta de luz de maio terá bandeira verde, segundo Aneel
Agência afirma que condições de geração de energia no país são favoráveis
• Atualizado
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira (29) que a bandeira tarifária do mês de maio será verde, ou seja, sem cobrança extra na tarifa, por conta das condições favoráveis de geração de energia no país.
Na última terça-feira (26), porém, a Aneel aprovou o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) de 2022 com reajuste de 34,2% em relação ao ano anterior, o que pode elevar em até 4,65% o preço da conta de luz.
Segundo a entidade, o aumento de despesas foi relacionado aos descontos tarifários na transmissão; a tarifa social; ao reembolso de subsídios do carvão mineral e a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). Do total orçado, o consumidor vai pagar R$ 30,2 bilhões, alta de 54,8% em relação a 2021 (R$ 19,581 bilhões).
Pelas contas da Aneel, com a bandeira verde, o valor previsto representa um impacto de 4,65% nas tarifas de luz das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto os moradores do Norte e Nordeste devem presenciar 2,41% de aumento. Na média nacional, a alta da cobrança é de 3,39%.
Leia também: Consumo consciente: saiba como ganhar desconto na sua conta de luz em SC.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO