Cidade de SC tem o botijão de gás mais caro do país; veja qual
Preço do botijão de gás de 13 kg em Caçador é o mais caro do país
• Atualizado
*com informações de Ronaldo Penido
De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o botijão de gás de 13 kg mais caro do país é vendido na cidade de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O preço no município alcançou a marca de R$ 160.
Na capital, o maior preço registrado foi de 125 reais. Já em Itajaí, o consumidor paga até 135 reais no botijão. Alguns fatores podem justificar essa diferença. “Pode haver diferença entre as regiões, de acordo com o nível de concentração desses mercados. Além de fatores como os impostos, por exemplo, e aos custos de logística”, explica a economista Cássia Heloisa Ternus.
O custo do gás também está relacionado ao preço internacional do barril de petróleo.”As oscilações econômicas internacionais acabam impactando no nosso mercado, desde que a Petrobras definiu essa política de preços e reajuste internacional”, conta o distribuidor de gás Rafael Rescaroli, que prevê novos aumentos no preço.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
A reportagem do SCC News conversou com Paulo, proprietário de lanchonete, que utiliza cerca de cinco botijões por mês para produzir salgados. O empresário conta que o aumento dos preços está deixando manter o negócio mais difícil. O empresário explica que o aumento do preço acaba sendo repassado ao consumidor final, quando o estabelecimento não consegue segurar o reajuste.
Confira a reportagem:
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO