Carne bovina ficou 146,23% mais cara nos últimos dois anos
A previsão é de que nos próximos meses os preços devem continuar os mesmos.
• Atualizado
com informações de Morgana Fernandes
Dados de um estudo sobre variação de preços dos produtos na Pandemia, feito entre março de 2020 e outubro de 2021, pelo Instituro Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mostrou que o preço da carne bovina aumentou 146,23%.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
O analista de socioeconomia Alexandre Luís Giehl explica três fatores que influenciaram o aumento do preço da carne. “Um deles é uma queda na produção (…) segundo fator foi um aumento nas exportações (…) e o terceiro fato que impacta nesse cenário é o aumento nos custos de produção” conta o analista.
O comércio também sentiu uma queda do movimento de quase 50%, desde o início da pandemia. O proprietário de açougue Marcos Aurino dos Santos conta que “Da mesma maneira que a carne subiu, diminuiu a procura pela carne bovina. São agora as coisas mais em conta: carne suína, frango, quem fazia churrasco tá sem churrasco faz tempo”. O comerciante diz que os cortes que eram mais baratos estão mais caros.
O socioeconomista explica que nos últimos meses o aumento mais expressivo foi nos cortes de dianteiro, que são menos nobres, do que os cortes traseiros. A previsão é de que nos próximos meses os preços devem continuar os mesmos.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Confira a reportagem:
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO