Alta no preço do leite também prejudica os pequenos produtores
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) declarou que o aumento possui relação com o valor de outros custos
• Atualizado
O valor do litro do leite está impactando também os pequenos produtores. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), o aumento nos preços é contra a vontade dos produtores rurais e das indústrias de laticínios.
A FAESC informou também que a cadeira produtiva do leite está impactada pelo aumento de custos, como a energia elétrica, gás, combustíveis, fertilizantes e outros insumos.
“O custo da produção aumentou muito em relação as outras vezes”, compreende o produtor de leite Idemar Dalchiavon, que trabalha no ramo há mais de 25 anos e possui uma propriedade no interior de Nova Itaberaba. Hoje, é produzido em média 120 litros de leite por dia no local e Idemar recebe cerca de R$ 2,56 por litro. Tudo o que é produzido por ele vai para uma empresa que trabalha com derivados de leite em Cordilheira Alta.
Na região oeste do estado, alguns produtores já diminuíram a quantidade de animais e reduziu o investimento na produção. Segundo Genoir dos Santos, o custo para manter os animais também é alto. O produtor de leite sente que há uma falta de valorização aos pequenos produtores.
Veja a reportagem
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO