Döhler mira expansão no Brasil com focos em sustentabilidade e inovação
Com o lançamento da nova linha profissional, a Döhler Pro, a indústria têxtil catarinense estima dobrar de tamanho nos próximos anos
• Atualizado
Com mais de 141 anos de história e há mais de 20 anos atuando no segmento de hotelaria, a Döhler planeja ampliar sua presença no Brasil e um dos focos é o segmento de hospitalidade. Hoje, esse mercado corresponde a 10% dos negócios da empresa, que tem sede em Joinville, Santa Catarina.
A Döhler é hoje uma das maiores e mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina e em seu parque fabril de 225 mil m² produz artigos para casa (cama, mesa, banho e decoração), além de tecidos para mobília, indústria de calçados e soluções para os setores hoteleiro e hospitalar. São cerca de 1.400 toneladas de tecidos produzidas todo o mês (858 milhões de metros de fios por dia), vendidos em todo o Brasil e em mais de 20 países.
Para ampliar a presença no segmento de hospitalidade, a empresa está reposicionando sua marca com o lançamento da Döhler Pro, durante a Equipotel 2023. A marca catarinense montou um stand inovador, que utilizará recursos de Realidade Aumentada para apresentar essas novidades ao mercado.
Durante a feira, que é a mais importante do segmento e acontece entre 19 e 22 de setembro em São Paulo, a Döhler fará o pré-lançamento de uma linha de produtos sustentáveis voltada para o segmento de hospitalidade (hotéis, hospitais, resorts). Um dos principais lançamentos é a cortina Renove, feita a partir de fios de garrafa PET retiradas do meio ambiente.
A empresa deve ampliar o portfólio da família ECO com blackout, colchas e roupas de cama que têm fios reciclados de garrafa PET em sua composição, além de tecidos de decoração para móveis com acabamento vegano de repelência a líquido; toalhas de banho com fibra recuperada e roupas de cama inteligentes que dissipam o suor e oferecem maior conforto térmico.
Sustentabilidade, inclusive, é um dos principais pilares da empresa para o crescimento nos próximos anos. A Döhler estima dobrar de tamanho nos próximos 10 anos e avalia que os produtos ECO terão papel fundamental nesta expansão, considerando a demanda acelerada deste perfil de produto.
“A Döhler já é reconhecida globalmente pela qualidade de seus produtos, pela ética e práticas responsáveis. O que se busca é consolidar a companhia cada vez mais como líder do mercado nacional com focos em inovação e sustentabilidade. Queremos, sobretudo, agregar valor à marca dos nossos clientes e fazer com que seus hóspedes tenham a melhor experiência de hospitalidade”, explica Marco Aurélio Braga, head de Comunicação e Marketing da companhia.
Durante a Equipotel, a expectativa é ultrapassar o crescimento registrado em 2022, ano em que a marca catarinense registrou incremento de 50% de vendas em um cenário desafiador pós-pandemia.
Em 2022, as vendas brutas entre os mercados nacional e internacional da Döhler atingiram R$ 770,63 milhões. Com os recentes investimentos em inovação e sustentabilidade, a empresa pretende manter o ritmo de crescimento e ampliar cada vez mais sua participação no mercado nacional. Somente no ano passado, a companhia investiu cerca de R$ 28 milhões em inovação, especialmente em teares e tecnologia de informação.
“Queremos mostrar que estamos na vanguarda. É um caminho disruptivo, com inovação que agrega valor para toda a cadeia. Queremos não só que a Döhler seja reconhecida, mas que o cliente também seja por comprar produtos com alto valor agregado”, reforça Marco Aurélio Braga.
Além disso, a empresa mantém projetos com o apoio da Finep que contemplam, entre outras coisas, o desenvolvimento de tecidos mais sustentáveis e a melhoria nos processos para otimização dos recursos naturais (água e energia).
Economia de água; menos efluentes
A Estamparia Digital da empresa, que já responde por 18% da produção, é um equipamento moderno que quase não usa água nem gera efluente e confere alta definição às estampas. A empresa mantém, ainda, 425 mil m² de reserva arborizada, possui mais de 2,3 mil painéis fotovoltaicos instalados em sua fábrica, sendo um dos maiores parques solares de Santa Catarina e reaproveita 40% de toda a água empregada na produção.
DÖHLER FUTURE: LANÇAMENTOS E INVESTIMENTO EM MARCA
Tecnologia, boas práticas ambientais, muita pesquisa e expertise de mais de 140 anos contribuem para que a DÖHLER entregue ao mercado os melhores e mais sustentáveis produtos têxteis. Para este ano, as novidades que serão apresentados na Equipotel são fruto desse trabalho. Ao todo, serão sete produtos para o portfólio da linha DÖHLER PRO.
CORTINA RENOVE COM FIOS RECICLADOS DE GARRAFA PET
Produto elaborado com 31% de fios de garrafa PET e 69% algodão + poliéster + linho. A cortina da linha Renove Döhler é a primeira do Brasil feita a partir de fios de garrafas PET retiradas do meio ambiente. É produzida por meio da parceria com a Unifi, que possui a marca registrada do fio Repreve®️. É produzida com menor consumo de água e menor geração de efluentes por não passar pelo processo de tingimento. Um metro linear de cortina (1 X 2,80) representa 9,8 garrafas recicladas de 500 ml, contribuindo para a economia circular.
Como a garrafa PET vira cortina: depois de retirada do meio ambiente, a garrafa é lavada, seca e triturada. São retirados todos os contaminantes. O material, então, vira polímero que se transforma em fio Repreve®️. O fio vira tecido da cortina Renove, amiga do meio ambiente.
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