Cidade de SC é a terceira melhor do Brasil para fazer negócios no comércio; veja qual
Município subiu 85 posições e foi destaque na atração de investimentos no setor
• Atualizado
A cidade de Itajaí foi destaque no ranking das melhores cidades para fazer negócios no Brasil. O Município ficou com a terceira posição no setor de Comércio entre as 100 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O estudo foi realizado pela Urban Systems para a Revista Exame.
A pesquisa do setor de Comércio mapeou 10 indicadores para formular o ranking de cidades. Entre eles: percentual de empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento da renda do trabalhador do comércio varejista e atacadista, crescimento no número de estabelecimentos do comércio, número de empregos no setor, crescimento populacional, densidade de banda larga e renda média dos trabalhadores formais.
Na análise, Itajaí ficou atrás apenas das cidades de São Paulo (SP) e Barueri (SP), primeira e segunda colocadas, respectivamente. Em relação à pesquisa de 2022, o Município saltou 85 posições na listagem desse mesmo setor.
“O empresário retomou por completo sua confiança para investir e temos percebido tanto o aumento do número de comércios varejistas e atacadistas, quanto o crescimento dessas empresas em nossa cidade. Ainda que o setor de Serviços permaneça sendo o que mais contrata, é acompanhado de perto pelo Comércio, que tem muito potencial de crescimento”, pontua o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.
O levantamento da Urban Systems analisou o desempenho de todos os municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes em sete setores: Comércio, Serviços, Mercado Imobiliário, Educação, Indústria, Agropecuária e Saúde. Ao todo, foram estudadas 319 cidades do país e destacadas as 100 melhores para se investir em cada área. Itajaí figurou em cinco rankings neste ano.
Além da terceira colocação no setor de Comércio, Itajaí registrou a 27ª posição na categoria Indústria, a 69ª em Mercado Imobiliário, a 73ª em Serviços e a 80ª em Saúde. Os dados dos indicadores utilizados pela Urban Systems para formulação dos rankings também são monitorados pelo Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI) e utilizados para traçar ações e políticas públicas.
- Capão Alto recebe segunda audiência pública do projeto MPEduc
- Bebê de 11 meses tem parte do corpo queimado por água quente em SC
- Rede municipal de Chapecó abrirá período para rematrículas
- Cidade gaúcha se firma como capital nacional da lavanda
- Prefeito eleito de Rio do Sul acelera reforma do colegiado de Jorginho Mello
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO