Agronegócio Compartilhar
Pecuária

SC pretende implantar Laboratório de Reprodução Bovina em Campos Novos

A intenção é atuar na melhoria genética do rebanho e atender produtores rurais de todo o Estado.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Rosemberg Tártari / Arquivo/ Cidasc
Foto: Rosemberg Tártari / Arquivo/ Cidasc

Grande produtora de leite e reconhecida pela qualidade de seu rebanho, Santa Catarina pretende agora aumentar a produtividade e a lucratividade da pecuária. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e iniciativa privada trabalham juntos para construir um Laboratório de Reprodução Bovina em Campos Novos. A intenção é atuar na melhoria genética do rebanho e atender produtores rurais de todo o Estado.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

“O Laboratório de Reprodução Bovina deve contar com recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, prefeitura, Copercampos e Unoesc, que estão unindo esforços para viabilizar esse empreendimento e trazer ainda mais competitividade para o agronegócio catarinense. Campos Novos fica numa região central e poderá atender a demanda de todo o estado. Estamos muito confiantes de que o projeto irá avançar e em breve teremos a oportunidade de anunciar mais essa novidade”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva.

O Laboratório deve ser administrado pela Unoesc e contará com tecnologias de última geração para atender os produtores rurais de Santa Catarina. A estrutura tornará possível produzir mais de 100 embriões bovinos por semana, aumentando a qualidade genética do rebanho e a rentabilidade da pecuária.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da universidade, professor Fabio José Gomes, explica que a qualidade dos animais influencia a eficiência produtiva e a rentabilidade da propriedade, já que animais mais produtivos geram menos  custos e tornam a atividade mais lucrativa para o produtor. Entre as técnicas para o melhoramento genético estão a inseminação artificial e a fertilização in vitro. Outra possibilidade é a utilização mais eficaz da transferência e a sexagem de embriões.

“A utilização destas técnicas permite aos produtores rurais de gado de corte a produção de animais mais equilibrados e adequados ao mercado. Para os produtores de bovinos de leite, as técnicas auxiliam na organização reprodutiva, produção de animais superiores e direcionamento para o nascimento de fêmeas”, ressalta o professor.

A expectativa é aumentar a produtividade e a lucratividade dos pecuaristas com a melhoria nas taxas reprodutivas e na intensidade da seleção, que permitem a produção de animais superiores geneticamente com maior rapidez. “Este será um laboratório de última geração, com tecnologia de ponta voltada para a reprodução bovina, o que irá trazer um grande benefício para a pecuária catarinense.  Sem sombra de dúvida é uma grande notícia para a região de Campos Novos”, afirma o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), José Zeferino Pedrozo.

O projeto para construção do Laboratório de Reprodução Bovina em Campos Novos está em fase final de tratativas. Na última segunda-feira, 19, o secretário de Estado Altair Silva participou de reunião com lideranças do município para avaliar o projeto e os recursos necessários.


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.