Agronegócio Compartilhar
Segurança alimentar

Congresso de Agronomia debaterá importância da agricultura orgânica

O maior evento do segmento do País ocorre de 19 a 22 de outubro, em Florianópolis. As inscrições ainda estão abertas

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Aires Mariga/Epagri
Foto: Aires Mariga/Epagri

As perspectivas da agricultura para estes novos tempos que se apresentam, aliando segurança alimentar e nutricional e como trabalhar para um desenvolvimento de fato sustentável, com base em recursos renováveis serão alguns dos assuntos tratados no painel apresentado por Rogério Dias, engenheiro agrônomo e presidente do Instituto Brasil Orgânico, no 32º Congresso Brasileiro de Agronomia, evento que ocorre entre os dias 19 e 22 de outubro, no CentroSul, em Florianópolis.

Segundo ele, é preciso reforçar a importância do solo, da vida do solo, do manejo sustentável para que possa haver menos problemas fitossanitários e impactos ambientais, cada vez mais graves com as mudanças climáticas.

“Muito deste repensar da agronomia passa pela agricultura orgânica. Hoje, podemos ver que as críticas que existiam no passado ao movimento orgânico são incoerentes. A proposta da agricultura orgânica está totalmente vinculada a como fazer para que o planeta suporte as atividades do homem”, ressalta Dias.

Para o engenheiro agrônomo, a humanidade está sempre buscando qualidade de vida, mas é preciso refletir até onde isso é possível se o que consideramos importante para essa melhoria da qualidade de vida não for sustentável para o planeta.

A crescente desigualdade socioeconômica, alimentada por problemas geopolíticos e agravada pelos impactos das mudanças climáticas, faz com que cada vez tenhamos mais pessoas migrando para países mais desenvolvidos economicamente, que são grandes demandadores de recursos naturais.

“Essas regiões mais desenvolvidas passam a ter cada vez mais pessoas, o que aumenta o consumo. Neste sentido, a agricultura tem de se ajustar. Todos precisam se alimentar, mas é preciso discutir o que comemos, como comemos, quem está por trás dessa produção e que sistemas utilizamos para produzir os alimentos. É a única forma de possibilitarmos um futuro melhor para a humanidade”, considera o engenheiro agrônomo.

Além de ser um tipo de alimentação mais saudável para a humanidade e para o meio ambiente, ainda de acordo com o presidente do Instituto Brasil Orgânico, o movimento orgânico, ao longo das últimas quatro décadas, vem provando que agricultura orgânica é viável.

“Atualmente há muitos produtores convencionais usando as tecnologias desenvolvidas pela agricultura orgânica, porque funciona e porque muitas vezes é até mais barata. As tecnologias desenvolvidas para agricultura orgânica servem pra todos e acabam sendo um incentivo aos ajustes de todo o sistema de produção”, finaliza Rogério Dias.

Sobre o Congresso Brasileiro de Agronomia

O 32º Congresso Brasileiro de Agronomia terá como tema central os “Desafios profissionais no mundo em transformação”, e tratará de assuntos relacionados à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população. Serão 14 painéis com cerca de 40 palestrantes nacionais e internacionais.

As inscrições para o 32º Congresso Brasileiro de Agronomia já estão abertas e podem ser feitas neste link, até o dia 18 de outubro. 


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.