14 milhões de brasileiros abriram o próprio negócio durante a pandemia
Segundo dados do Sebrae, entre 2020 e 2021, quase metade dos negócios abertos surgiram do empreendedorismo por necessidade
• Atualizado
Para muitas pessoas, o empreendedorismo surge da necessidade de ganhar dinheiro. Durante a pandemia, 14 milhões de brasileiros abriram o próprio negócio motivados falta de emprego. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre 2020 e 2021, quase metade dos negócios abertos surgiram do empreendedorismo por necessidade.
Jefferson Alves, é vendedor ambulante e encontrou como alternativa de sustento vender bombons pelas ruas de Florianópolis. “Chega uma hora que você tem que pagar aluguel. Eu comecei com entusiasmo, confesso que dá um frio na barriga, mas é só no início”. Jefferson circula segurando uma placa que revela seu sonho ‘Quero ser empresário, tudo tem um começo!’ e anuncia os bombons a R$ 2 logo abaixo.
Microempreendedores individuais
No estado, o número de empresas abertas por período chegou a dobrar. “Em 2019 tínhamos cerca de 92 mil empresas sendo abertas, e este número saltou para 171 mil empresas em 2022. Dentro destes dados, há muitos microempreendedores individuais, que representam 78% das empresas que estão sendo abertas”, revela Cláudio Ferreira, pesquisador do Sebrae.
A microempreendedora e design de sobrancelhas Bruna Crissan diz que a paixão partiu de um hábito, fazendo as próprias sobrancelhas, de familiares e pessoas do bairro. Em 2021, após perder o emprego, ela decidiu e precisou empreender, “Fui crescendo aos poucos, ampliei e resolvi abrir meu próprio negócio”.
A principal diferença do empreendedorismo por oportunidade e por necessidade é o tempo de planejamento para abrir o negócio, em ambos os casos, para acontecer, é preciso de muito estudo e organização. Além de cursos particulares, entidades como o SEBRAE oferecem cursos de capacitação gratuitos.
Assista à reportagem
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO