Maior cobra de SC é flagrada ‘dormindo’ em berço; veja vídeo
Nos comentários, algumas pessoas brincaram: "Eu deixava a casa para ela e nunca mais voltaria"
• Atualizado
Uma caninana, maior cobra de Santa Catarina, foi flagrada ‘dormindo’ no berço de um bebê na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado. O caso aconteceu nesta quarta-feira (30) e dividiu opiniões na internet.
Leia Mais
No vídeo, publicado pelo biólogo Gilberto Ademar Duwe — que também é diretor na Fundação Jaguarense de Meio Ambiente (Fujama) —, a cobra aparece sobre o berço e é retirada com sucesso pelo homem. “Quem resolveu tirar um cochilo foi essa caninana, uma serpente linda e totalmente inofensiva”, brinca.
Maior cobra de SC é flagrada ‘dormindo’ em berço
Segundo Gilberto, a cobra, que não é peçonhenta, se alimenta de roedores, lagartos e até outras cobras. Ele reforça que o réptil é ágil e super importante para o equilíbrio ambiental.
“Essa é a caninana ou Spilotus pulatus, não tem veneno, não oferece risco para as pessoas e ainda ajuda no controle de roedores e até outras cobras”, diz.
Ainda de acordo com o diretor, o resgate foi tranquilo e a soltura foi em um local longe de casas. Ele conclui pedindo para que as pessoas não matem uma cobra quando a verem: “o que parece um invasor é só um animal tentando sobreviver. Se ver uma cobra em casa, não mate, chame um profissional para capturar o bichinho”.
Nos comentários, algumas pessoas brincaram: “Eu deixava a casa para ela e nunca mais voltaria (risos)”, escreveu uma. “Que linda, tava querendo era tirar um soninho de bebê no berço”, escreveu outra.
FICA A DICA! Achou uma cobra em casa? Ligue para a fundação de meio ambiente da cidade onde mora ou para o Corpo de Bombeiros!
Sobre as caninanas
Considerada uma serpente muito ágil, a caninana é encontrada em todos os biomas brasileiros, com exceção dos Pampas. Ela também pode ser vista em outros países das Américas do Sul, Central e do Norte. Ela é frequentemente encontrada tanto nas árvores quanto no solo, sendo mais ativa durante o dia.
Segundo o Instituto Butantan, a caninana pode alcançar mais de 2,5 metros de comprimento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO