Filhote de baleia-franca é encontrado morto encalhado em praia de SC
Filhote estava sem vida e em avançado estágio de decomposição
• Atualizado
O segundo encalhe de baleia-franca desta temporada, em Santa Catarina, foi registrado na tarde da última terça-feira (02), em Arroio do Silva, no Extremo-Sul catarinense. O filhote encalhou já em óbito e em avançado estágio de decomposição, trata-se de uma fêmea com 5,3 metros de comprimento, tamanho que indica algumas semanas de vida.
Apesar do local não fazer parte da APA da Baleia Franca, o Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (ICMBio) foi acionado e o ProFRANCA/Instituto Australis, que monitora e estuda as baleias-francas no litoral catarinense, foi até a ocorrência.
A necrópsia será feita em uma parceria entre a Educamar e veterinários do Setor de Patologia Veterinária/FAVET/UFRGS, com o apoio da Prefeitura de Arroio do Silva, com o objetivo de tentar identificar a causa da morte.
Primeiras baleias-francas da temporada 2024 são vistas no litoral catarinense
As primeiras baleias-francas da temporada 2024 já foram avistadas no litoral catarinense, na Praia do Rosa e na Praia do Sol, em Laguna, no dia 23 e 24 de maio. Desta vez elas apareceram mais cedo que de costume.
“No ano passado foi em junho, mas a temporada anual é oficialmente considerada entre julho e novembro. Estes avistamentos são um ótimo presságio”, declara Karina Groch, diretora do Projeto ProFRANCA, sediado em Imbituba e apoiado pela Petrobras.
Segundo ela, em 2023 foi detectado um dos três maiores números de baleias no litoral catarinense (225), sendo que o maior foi em 2018, com 273 registros, entre mães e filhotes.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO