Mundo animal Compartilhar
Baleias

Expedição aérea registra 216 baleias-francas entre SC e RS

Em Santa Catarina, a maior concentração ocorreu entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, no município de Imbituba

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Carolina Bezamat
Foto: Carolina Bezamat

O número de baleias-francas que visitam o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nesta temporada foi atualizado durante sobrevoos realizados na segunda-feira (16) e terça-feira (17). A expedição registrou 216 baleias-francas, incluindo 214 mães com filhotes e dois adultos solitários.

Em Santa Catarina, a maior concentração ocorreu entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, no município de Imbituba, com 46 baleias avistadas. Outras 36 foram observadas entre o extremo norte da praia de Itapirubá e a praia da Vila, ambas também em Imbituba. Em Florianópolis, a Praia do Moçambique destacou-se com 26 avistagens. No Rio Grande do Sul, Imbé registrou a maior quantidade, com oito baleias.

Segundo Eduardo Renault, gerente de Pesquisa do ProFRANCA, “o monitoramento aéreo é fundamental para entendermos como as baleias-francas estão respondendo aos esforços de conservação da espécie, tendo em vista que a partir dele podemos estimar os parâmetros demográficos da população. Um sobrevoo com um número elevado de baleias como o de 2024 aumenta a chance de encontrarmos baleias já conhecidas. E, é essa a informação que precisamos para gerar os modelos estatísticos que resultam em números como o tamanho populacional e as taxas de crescimento anual”.

Mariana Favero Silvano, bióloga e coordenadora técnica do Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de Imbituba, destacou que “a temporada reprodutiva de 2024 tem surpreendido muito, com o número de baleias presente em nosso litoral. Esse aumento das avistagens ao longo dos anos nos deixa imensamente felizes, pois é uma resposta positiva da recuperação populacional desse animal que foi caçado por séculos em nosso litoral”.

Desde o final da década de 1980, o monitoramento das baleias-francas tem sido realizado, com o maior número registrado em 2018, totalizando 273 baleias. No ano passado, foram contabilizadas 225. Urbano Lopes de Sousa Netto, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, ressaltou que “a Expedição Baleia-Franca trouxe resultados excelentes para todos que trabalham pela conservação da espécie”.

O monitoramento sistemático também ocorre por terra, com observações em 15 pontos fixos na região da APA da Baleia-Franca. Este trabalho é parte do Plano de Controle Ambiental da SCPAR Porto de Imbituba e é executado pela empresa Acquaplan, abrangendo metodologias de monitoramento aéreo e terrestre.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreads Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.