Mundo animal Compartilhar
CURIOSIDADE

Entenda por que cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas

Diferente dos humanos, que se cumprimentam com beijos ou apertos de mão, os cachorros têm um hábito curioso

• Atualizado

Redação

Por Redação

Entenda por que cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas. – Foto: Imagem Ilustrativa/Reprodução/Canva
Entenda por que cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas. – Foto: Imagem Ilustrativa/Reprodução/Canva

Diferente dos humanos, que se cumprimentam com beijos ou apertos de mão, os cachorros têm um hábito curioso: cheiram as partes íntimas das pessoas. Esse comportamento está ligado ao olfato superapurado dos cães, que usam o faro para identificar quem está por perto e obter informações importantes sobre cada indivíduo.

Os cachorros têm cerca de 300 milhões de receptores olfativos, enquanto os humanos possuem apenas seis milhões. Essa diferença explica por que eles investigam o mundo principalmente pelo cheiro, especialmente o que vem das glândulas sudoríparas apócrinas localizadas nas axilas, mamilos, região genital e perianal.

Essas glândulas começam a funcionar a partir da puberdade, produzindo um suor mais viscoso que contém feromônios, substâncias que indicam maturidade sexual e disponibilidade para o acasalamento. Para nós, humanos, perfumes e banhos escondem esses cheiros naturais, mas para os cães, com seu olfato aguçado, eles ainda são perceptíveis.

Cheirar é uma forma de saudação e reconhecimento

Enquanto as pessoas se cumprimentam com beijos e apertos de mão, os cães usam o faro para reconhecer familiares, amigos e estranhos. Para eles, cheirar as partes íntimas é um equivalente a dizer “olá, companheiro, que bom te ver”.

O suor nessas regiões também varia conforme o estado emocional e a saúde da pessoa. Os cães conseguem detectar, por exemplo, se alguém está disposto a brincar ou se deve manter distância.

As mulheres podem sofrer um pouco mais, pois os cães identificam menstruação, ovulação, tensão pré-menstrual e até amamentação, pela consistência do suor nessas fases.

O comportamento dos cachorros é uma combinação entre seu apurado sentido do olfato e a comunicação química que os humanos ainda carregam, mesmo sem perceber. Cheirar, para eles, é conhecer e se conectar.

*As informações são do portal Cães Online.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.